LAMOFOPA completa 20 anos de existência

22 de abril de 2015 - 12:43

O Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (LAMOFOPA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), completou 20 anos de existência e comemorou a data com evento na última sexta-feira, dia 17 de abril, no prédio do Laboratório, no Campus do Itaperi.

alt

Foi realizada uma pequena série de apresentações por professores que fazem ou fizeram parte do LAMOFOPA, relatando experiências vividas durante e após suas passagens pelo Laboratório. O primeiro foi o coordenador do LAMOFOPA, professor José Ricardo de Figueiredo, que falou das dificuldades, mas também das vitórias alcançadas no decorrer desses 20 anos.

No dia 2 de abril de 1995, em uma área de 40m², nascia o LAMOFOPA, com uma equipe de três pessoas, que eram também responsáveis pelos custos do Laboratório. “Tudo o que tínhamos no início cabia em uma sacola”, disse o coordenador.

Os anos passaram e o Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais da UECE conquistou o seu espaço. A primeira dissertação defendida, o primeiro projeto financiado pelo CNPq, a primeira tese premiada, o projeto de um ovário artificial, a criação da Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação (UPTBI), o crescente número de artigos publicados, as parcerias nacionais e internacionais e muitas outras realizações que tornaram o LAMOFOPA no que é hoje.

O evento teve continuidade com apresentações dos professores Ana Paula Ribeiro Rodrigues, da UECE; José Rabelo Viana, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral; Maria Helena Tavares, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Juliana Jales de Holanda, da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); e Débora Magalhães, da Universidade Potiguar (UnP). Todos foram integrantes do LAMOFOPA e orientandos do professor Ricardo Figueiredo.

alt

Na ocasião foram descerradas duas placas que homenageiam os mestres e doutores formados no LAMOFOPA e os vencedores dos prêmios.

alt

Estiveram também presentes no momento o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, o diretor da Faculdade de Veterinária (FAVET), Célio Pires Garcia, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), Dárcio Ítalo Alves Teixeira, professores e integrantes do LAMOFOPA.

Veja apresentação completa do coordenador do Laboratório.

Saiba mais

O LAMOFOPA, fundado em 1995, é parte integrante do complexo laboratorial do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Faculdade de Veterinária (FAVET), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), bem como da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Além disso, desde 2008 é o laboratório sede da Rede de Pesquisa MOIFOPA PIV Brasil.

Realiza pesquisas direcionadas ao desenvolvimento da biotécnica reprodutiva de MOIFOPA (Manipulação de Oócitos Inclusos em Folículos Ovarianos Pré-antrais), principalmente para pequenos ruminantes. Na espécie caprina, a equipe do LAMOFOPA tem assumido uma posição de liderança em todo o mundo, sendo o laboratório com o maior volume de publicações de artigos científicos em periódicos internacionais na área de MOIFOPA.

Recentemente, os estudos têm sido estendidos às espécies bovina, felina, canina, suína e equina. No decorrer de seus 20 anos de existência, o LAMOFOPA tem contribuído bastante para a formação de recursos humanos, tendo formado doutores e mestres, além de proporcionar estágios a estudantes brasileiros e estrangeiros.