Lais/Uece apresenta projeto de PD&I incentivado pela Cegás e apoiado pela Funcap

29 de novembro de 2019 - 14:49 # # # # # #

 

Os Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Ceará (Lais/Uece) esteve no Espaço Cegás de Cultura na última quarta-feira (27/11) para apresentar, ao lado de sua equipe multidisciplinar, resultado do andamento do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) incentivado pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás), com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A apresentação possibilitou o acompanhamento da pesquisa “Análise de Desempenho Energético de Misturas GN/GNR em Câmara de Combustão Industrial Automatizada”. O projeto é resultado do edital vencido pela Uece em 2018, voltado para pesquisa sobre a eficiência de combustão de várias misturas entre gás natural renovável e gás natural fóssil, bem como seus impactos no meio ambiente.

Coordenado pela professora da Uece, Mona Lisa Moura de Oliveira, o estudo teve início em outubro 2019 e terá duração de 18 meses, sendo desenvolvido por grupo de pesquisadores de diferentes instituições (Uece, Unifor, Nutec, RNC).

No desenvolvimento da pesquisa é montado um sistema de mistura de gases combustíveis, na câmara de combustão, para testar e investigar a qualidade e eficiência do processo térmico, de acordo com os percentuais inseridos em cada mistura.

O estudo tem caráter inovador, uma vez que não se sabe o comportamento de cada proporção das misturas, além de poder gerar economia no cenário energético, considerando a sustentabilidade, reduzindo os impactos e aumentando a eficiência energética do processo, o que consequentemente reduz o consumo, até mesmo monetário, já que reduz os custos inclusive para o consumidor final.

“O que distingue um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação dos demais é o seu alto grau de incerteza e complexidade. Com isso, o gestor precisa aplicar mais esforços de acompanhamento para concretizar os resultados desejados. É importante destacar que a gestão de projetos exige do gestor habilidades de comunicação, liderança, organização, de solucionar problemas e saber negociar”, ressalta a pesquisadora Mona Lisa Moura.

Foram também apresentados na ocasião o andamento das pesquisas “Desenvolvimento de um sistema sensorial ótico para monitoramento continuo da integridade de dutos de transporte de inflamáveis”, realizado pelo Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Construções, da UFC, campus Russas; e “Sistema de Caixa Enterrada para Rede de Distribuição de Gás Utilizando Concretos”, da UFC, campus do Pici.