LabMatEn promove melhoria do ensino de Matemática

23 de março de 2015 - 10:50

alt

No último dia 5 de março, foi institucionalizado e aprovado o regimento interno do Laboratório de Matemática e Ensino (LabMatEn), que objetiva promover a melhoria do ensino de Matemática, junto aos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

O LabMatEn é destinado ao estudo da Matemática e a pesquisas na área da confecção e utilização de modelos matemáticos concretos e/ou material alternativo que possam auxiliar nas aulas de Matemática, com o intuito de aperfeiçoar professores e futuros professores, quer no conteúdo matemático quer na sua prática docente, constituindo-se, assim, num recurso para complementar, apoiar ou reforçar aulas teóricas de Matemática.

alt

Dependências do Laboratório

“É reconhecidamente, um instrumento capaz de auxiliar o desenvolvimento de habilidades do profissional de licenciatura em Matemática na utilização de modelos para resolução de problemas e interpretação de dados através do uso de material concreto em sala de aula”, explica a coordenadora do Laboratório, professora Ana Carolina Costa Pereira

O objetivo do LabMatEn é promover a melhoria do ensino de Matemática, através de pesquisas, análises, aperfeiçoamento e criação de experiências Matemáticas relacionadas a conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, que possam ser realizadas com o uso de material concreto manipulativo ou não, auxiliando os alunos na preparação de suas aulas. Ele também auxilia professores e alunos na elaboração de atividades para feiras Matemáticas em Fortaleza.

Atualmente ele também agrega reuniões do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) realizadas quinzenalmente, com 13 bolsistas que fazem pesquisa na área de Educação Matemática e propicia cursos de extensão universitária a comunidade acadêmica.

O Laboratório de Matemática e Ensino da UECE disponibiliza ao aluno diversas experiências com material manipulativo, algumas já criadas e com os modelos a disposição no Laboratório e outras que são construídas e desenvolvidas pelos próprios alunos, quer nas aulas da disciplina de Laboratório de Matemática quer em atividades livres, realizadas no Laboratório, sob a supervisão do professor responsável e dos monitores, além de ter um acervo de livros didáticos e livros textos para consulta de estudantes da área.

LabMatEn

A ideia do Laboratório de Matemática da Universidade Estadual do Ceará surgiu com um grupo de professores que, preocupados com a qualidade do ensino de Ciências e Matemática, resolveu criar, em 1989, o Programa Cearense de Educação Básica (PROCEB), que tinha como principal objetivo promover a melhoria do ensino de Ciências e Matemática no Estado.

Sua oficialização, entretanto, só se deu em 1998, após a extinção do Curso de Licenciatura Curta em Ciências, quando passou a se chamar Laboratório de Matemática e Ensino Professor Bernardo Rodrigues Torres (LabMatEn). A extinção do Curso ocasionou a criação do Curso de Licenciatura Plena em Matemática, que a partir de então dispunha de uma disciplina intitulada Laboratório de Matemática, suprindo as necessidades das novas diretrizes do Ensino Superior.

Até sua criação oficial em 1998, o LabMatEn atendeu um grande número de professores de escolas públicas e privadas interessados em apresentar aos seus alunos, uma Matemática menos abstrata e mais acessível. Outro ponto forte do Laboratório é a preparação de alunos para as feiras de ciências e semanas culturais, muito comuns nas escolas.

“A concepção e criação do Laboratório de Matemática e Ensino da UECE foram lideradas pelo nosso querido e saudoso professor Cleiton Batista Vasconcelos. Sem ele esse projeto não poderia sido se concretizado. Por isso somos muito gratas por todo esse legado deixado para a UECE e para o Curso de Licenciatura em Matemática”, finalizou a professora Ana Carolina.