Jornalista Paulo Tadeu recebe Troféu Folgança

31 de agosto de 2015 - 16:47 #

 

Chancelado pelas Comissões Nacional e Cearense de Folclore, o administrador, jornalista, radialista e folclorista Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira, professor aposentado da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi o homenageado de 2015, com o troféu Folgança, no encerramento das comemorações do mês do Folclore no evento “VIII Encontro dos Grupos da Cultura Popular Tradicional”.

Promovido pelo Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, presidido pela folclorista Poliana Santos, com o apoio de várias instituições como Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Cultura, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Prefeitura de Fortaleza.

A legenda da comenda ressalta “Só é feliz na vida quem sabe sonhar, quem sabe esperar e quem sabe realizar” e exalta: “Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho e pelos anos de dedicação a cultura popular tradicional’ . Paulo Tadeu, também participou como palestrante, da mesa redonda sobre “Práticas e Saberes” enfocando a sua experiência como pesquisador e fundador dos Maracatus Nação Iracema (2002) e Vozes da África (1980).

O jornalista ainda proferiu palestra magna de abertura de outro evento denominado “Negritude, Memória e Maracatu”, no dia 28 de agosto, abordando o tema “O Maracatu e sua ancestralidade” uma parceria do Maracatu Nação Pici, apoiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Prefeitura de Fortaleza, e que se prolongará até 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, com vasta programação, sob a coordenação do professor Carlos Brito (98503-3619 e 98844-7143).