Jack Kerouak ueceano lança livro terça, dia 18, na Reitoria

17 de novembro de 2014 - 14:58

Formado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Caio Bezerra de Mattos Brito subiu na sua moto em 2012, mesmo ano em que se formou, em Fortaleza com destino à Ubatuba, no litoral paulista. Até aí, nada demais. A beleza do livro está em acompanhar a viagem de transformação que um jovem adulto, montado em sua 125cc, que teve início no dia 11 de agosto e terminou em 15 de outubro.

Narrado em forma de diário, “Um caderno e uma moto” é de fácil e prazerosa leitura. Cada capítulo inicia com trechos de músicas – de Belchior, a Aerosmith, passando por Racionais Mc´s, Pink Floyd, Paulinho Moska, pra citar só alguns.

Ao longo de suas 212 páginas, o livro de Caio conté posfácio sobre a aflição da mãe e prefácio de seu padrasto, que orgulhoso, resume todo o espírito do desafio de seu enteado: “Que preço estamos dispostos a pagar para que a nossa vida tenha espessura? É sobre esta questão que o cara da Honda 125, roxa, modelo básico, placa NUY 7170, nos propõe refletir, copmo aprendiz que se tornou e, espero, nunca deixará de ser”.

Caio encerra seu diário e sua aventura de pouco mais de dois meses, mas que vai durar por toda a sua eternidade, mostrando quem ele era antes e depois de cair na estrada: “Querendo ou não, quando voltei, tinha um certo respeito (próprio). Não era apenas um menino de 22 anos que se graduou em Biologia pela UECE…agora era um menino de 22 anos que se graduou em Biologia pela UECE e que fez uma viagem de moto pelo Brasil. Esse respeito veio mais de mim, como uma auto-afirmação, uma maior confiança em mim mesmo. Apesar do que os outros pensavam, eu estava me sentindo bem comigo, com a mudança, com a nova pessoa que tinha me tornado”.

Este novo Caio atualmente faz mestrado em Zoologia na Universidade Federal da Paraíba e lança seu livro na Reitoria da UECE, terça-feira, dia 18, às 19h30.

Um dos ícones da geração beatnik, Jack Kerouac (1922 – 1969) é autor de “On The Road”, que virou cult e é considerado a “Bíblia Hippie”, escrito em apenas três semanas, resultado de sete anos viagens pela famosa Rota 66, que cruza os EUA na direção leste-oeste, com descidas frequentes ao México.

É em “On the road” que está o clássico diálogo entre os dois viajantes que protagonizam a obra:

– Pra onde você vai?

– Eu não sei, cara, mas que tenho que ir.