IV Seminário de Gestão Integrada da Zona Costeira está com inscrições abertas

6 de setembro de 2013 - 11:07

Estão abertas até o dia 13 as inscrições para o IV Seminário de Gestão Integrada da Zona Costeira, organizado pelo Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira (LAGIZC), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PropGeo),da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que será realizado no dia 20 de setembro, no Auditório do CESA, no Campus do Itaperi.

O evento irá reunir a comunidade acadêmica e demais profissionais da área para discutir assuntos referentes às implicações socioambientais ocorridas em ambientes litorâneos. A zona costeira, por ser um sistema de relevante fragilidade ambiental, encontra-se constantemente sob os riscos de impactos ambientais adversos resultantes das várias formas indiscriminadas de uso e ocupação. O modo como as comunidades do litoral, os administradores públicos e as instituições não-governamentais abordam a utilização dos espaços costeiros é fator primordial para o desenvolvimento sustentável dessas regiões.

As inscrições poderão ser feitas aqui ou no próprio LAGIZC no Prédio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PropGeo), no Itaperi.

8h –  Credenciamento

9h –  Abertura – Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio (Reitor da UECE)

Prof. Luciano Moura Cavalcante – Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)

Prof. Dr. Fábio Perdigão Vasconcelos – Coordenador do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira (LAGIZC)

9h 30min –  Mesa – Redonda 1: “Práticas em Gerenciamento Costeiro”

Profa. Dra. Zuleide Maria Carvalho Lima – Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Dra. Maria Dias Cavalcante – Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), e Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável e Gerenciamento Costeiro.

Prof. Dr. Fábio Perdigão Vasconcelos – Universidade Estadual do Ceará (UECE), Coordenador do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira (LAGIZC)

14h –  Mesa – Redonda 2: “O Papel da Pós-Graduação na Formação de Pesquisadores: Relatos de Experiências”

Prof. Dr. Marco Túlio Mendonça Diniz – Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Prof. Dr. Fábio de Oliveira Matos – Universidade Federal do Ceará (UFC/EaD)