IV AnimalLab tem início amanhã, dia 3

2 de maio de 2013 - 11:33

Tem início amanhã, dia 3, o IV AnimalLab UECE 2013, realizado pelo Instituto Superior de Ciências Biomédicas(ISCB) e o Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas (CMACF), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O evento prosseguirá até o dia 7, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.

Já está confirmada a presença do presidente da Federação Latino-Americana de Sociedades de Biofísica e coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), professor Marcelo Marcos Morales, que também é docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A presidenta da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL)/Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA), professora Vera Maria Peters, também já confirmou sua participação. A professora é também diretora do Centro de Biologia da Reprodução da Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenadora da Rede Mineira de Bioterismo: da Rede Mineira de Ensaios Toxicológicos e Farmacológicos.

Serão realizados cinco mini-simpósios, num total de 10 palestras, 5 mesas redondas. Uma das palestras ficará a cargo do professor da Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP, em Botucatu, e conselheiro do CONCEA, sobre “Avaliação e tratamento da dor e eutanásia em animais de laboratório”.

Na programação, constam ainda dois mini-cursos: “ Biossegurança em Experimentação Animal” e “Manejo de Animais de Laboratório”, que será ministrado pela veterinária Thais Veronez de Andrade Martins, chefe substituta do Serviço de Criação de Roedores e Lagomorfos e integrante da equipe da Assistência Técnica da Gestão da Qualidade e Tecnologias do Centro de Criação de Animais de Laboratório (CECAL), do Instituto Fiocruz.

Mais informações no site do evento.