Itapipoca-CE ganha novos profissionais formados pela Uece

6 de agosto de 2019 - 10:15 # # # # #

Na última sexta-feira (02/08), a Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizou mais uma Colação de Grau, em cerimônia realizada no Auditório da CREDE II de Itapipoca, correspondente ao semestre 2018.2. Foram diplomados 34 estudantes de Licenciaturas: dois do curso de Ciências Biológicas, 26 do curso de Pedagogia e seis do curso de Química.

A colação foi presidida pelo vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares. “Orgulhem-se dessa trajetória bem sucedida que concluem neste momento, o encerramento da graduação. Orgulhem-se da Universidade que os formou”.

A cerimônia foi o momento para os concludentes fecharem um ciclo, fazerem o tão esperado juramento e receberem a outorga de grau. Foi ocasião também para conscientização do que os espera na próxima etapa. Para isso, o vice-reitor destacou a importância do ato de conclusão de um curso em meio às transformações pelas quais o país atravessa, com a necessidade da defesa da profissão docente e, sobretudo, a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

“Caros concludentes, como novos professores que se tornaram hoje, neste contexto tão adverso e inédito na história de nosso país, temos a obrigação, ética e política, de lutarmos contra a destruição da Educação e da Universidade como direito social e bem público. Um sistema universitário público forte é condição para o desenvolvimento e para um futuro com mais justiça social, prosperidade e paz em nosso país”, discursou o presidente da solenidade, professor Hidelbrando Soares.

A oradora discente, Alana Mara de Oliveira Pinto, concludente do curso de Química, sabe o compromisso que agora assume com a sociedade. “Nós chegamos aqui tão alunos, fomos sendo moldados, e hoje, nos tornamos professores que serão responsáveis por outros alunos com sonhos e dificuldades parecidas com as nossas”.

Ana Paula Oliveira, a representante docente, disse, “temos a consciência de que estamos formando gente para ser gente e formando gente para assumir o papel de formadores de gente”. E deixou o convite, “reflitam sobre os saberes construídos e experiências vivenciadas ao longo dessa trajetória de formação inicial. Construam críticas fundamentadas que possam ser tomadas para a argumentação do que é preciso fazer para transformar”.

A cerimônia contou ainda com a presença do pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Emerson Mariano; do diretor da Facedi, professor Furtado Tavares; dos coordenadores do curso de Ciências Biológicas, Isabel Cristina Santana; de Pedagogia, Sarah Varela; de Química, Antônio Sávio Magalhães; professores e servidores da Faculdade, amigos e familiares dos formandos.