Interiorização da Uece – Cecitec terá novo curso de Medicina Veterinária e novo campus

24 de março de 2022 - 12:28

Na última terça-feira, o governador Camilo Santana anunciou a implantação do novo curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Tauá. Na ocasião, o governador também anunciou a construção de um novo campus da Uece no município, que abrigará, além do novo curso, os cursos já existentes na unidade. O novo campus se localizará em um terreno de 20 hectares, na área urbana da cidade.

O novo curso de Medicina Veterinária da Uece, em Tauá, se concretiza como parte da Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior do Estado do Ceará, que envolve 7 novos cursos e garante a presença da Uece em 3 novos municípios. Em Tauá, a implantação do novo curso e a construção do novo campus já tem recursos garantidos e conta com a reconhecida experiência da Faculdade de Veterinária da Uece (Favet/Uece) em ensino, pesquisa e extensão.

O diretor do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec/Uece), professor Isaías Batista, destacou a importância de construção do novo campus para Tauá, “dada a complexidade e a demanda de infraestrutura que o curso de Medicina Veterinária demanda. Com o novo campus, teremos não apenas uma estrutura adequada para o novo curso, mas também a possibilidade estrutural para a Uece crescer na região dos Inhamuns, preparando as próximas gerações para o mercado de trabalho, levando desenvolvimento econômico e cultural para toda a região.”

O governador Camilo Santana destacou a vocação do município de Tauá para o curso de Medicina Veterinária, ressaltando que a presença da Uece trará ainda mais desenvolvimento para o município e para a região.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “o curso de Medicina Veterinária em Tauá faz parte de uma nova estratégia de interiorização da Uece, já reconhecida pela formação de professores no interior e na capital. Agora, com o curso de Medicina Veterinária, amplia-se o leque de formação qualificada de profissionais e leva, para o interior do estado, a tradição de qualidade reconhecida nacional e internacionalmente no ensino, na pesquisa e na extensão da Faculdade de Veterinária da Uece. São novas oportunidades de inclusão pela educação superior para a juventude interiorana”.

Estiveram presentes, também, no evento, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar; a vice-prefeita do município, Fátima Veloso; o ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho; o diretor Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec/Uece), representando a Reitoria da Uece, e outras autoridades.