Inteligência Artificial e os Limites da Tecnologia é tema da Secomp 2018

17 de abril de 2018 - 18:38

Teve início na manhã desta terça-feira (17/04), na Universidade Estadual do Ceará (Uece), mais uma edição da Semana de Computação (Secomp). Em 2018, o tema do evento é “Inteligência Artificial e os Limites da Tecnologia”.

Organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciência da Computação, em parceria com a Acens, empresa júnior do mesmo curso, a Secomp seguirá até o dia 20 de abril, no Campus Itaperi.

alt

“Nunca na história essa temática esteve tão presente fora da universidade”, chama atenção o coordenador do PET e pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza. Como exemplo, ele cita a polêmica do Facebook. “A solução do problema da difusão de notícias falsas está na Inteligência Artificial, colocada pelo próprio CEO do Facebook como solução”.

O coordenador agradeceu ainda o envolvimento dos membros do PET na organização do evento. “Pelo trabalho e pelo esforço em toda a organização da Secomp, desde a definição de logomarca, de tema, de palestrantes, infraestrutura. Um agradecimento especial para os petianos que fazem a Semana da Computação acontecer”.

alt

Para o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, “o debate sobre Inteligência Artificial arregimenta a todos: o que transferiremos? Que controle manteremos?”  E prosseguiu: “Continuem debatendo, discutindo, avançando tecnicamente, mas sempre se perguntando o que nos faz humanos e o que não podemos transferir para uma máquina? São questões como essas que orientam o debate do século XXI”, destacou.

Na oportunidade, Jackson Sampaio anunciou que, diante da criação do Projeto Big Data Ceará, o professor Jerffeson Teixeira será o gestor de dados da Uece. O projeto consiste no armazenamento conjunto de dados dos órgãos vinculados ao Governo do estado.

O diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Luciano Moura Cavalcante, e o vice-coordenador do curso de Ciência da Computação, Gerardo Rodrigues Viana, estiveram também presentes na cerimônia de abertura da Secomp e parabenizaram a equipe pelo evento.

“Todo aluno deve participar desse tipo de evento. É muito salutar para a concepção da sua construção dentro do seu curso, pois não é somente formar pelas disciplinas feitas em sala de aula, mas também com a participação neste tipo de evento, que é uma complementação da sua formação”, defende Luciano Cavalcante.

alt

O evento deu prosseguimento com a primeira palestra, intitulada “Aplicações de Inteligência Artificial”. Além de palestras, a programação da 15ª edição da Secomp contará com cursos e atividades como: a SmartIdea, uma competição de ideias que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas de uma forma computacional; a Maratona de Programação, competição voltada para a solução de problemas computacionais em um determinado período de tempo com premiações para os vencedores; e o GameShow, jogo de perguntas de respostas que tem como objetivo proporcionar um momento de descontração e testar os conhecimentos dos estudantes.

Neste ano, o GameShow contará com a participação de estudantes do Ensino Médio, que entrarão no jogo no último dia do evento (20/04).