Instalado o Grupo de Estudos Budistas da UECE

10 de setembro de 2013 - 11:18

O Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais (LEPO), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), acaba de instalar mais um grupo de estudos ligado a temas orientais. Trata-se de um Grupo de Estudos Budistas.

O SANGHA, como está sendo conhecido o grupo, é aberto a toda comunidade acadêmica e aos interessados em geral e se propõe a estudar e refletir sobre as diversas tradições e escolas do Budismo, sem no entanto vincular-se especificamente a nenhuma de suas vertentes.

“Sangha” é uma palavra em sânscrito que significa comunidade de monges, de amigos, de praticantes, de estudiosos do Dharma, ou seja, dos ensinamentos de Siddhartha Gautama, o Buda histórico.

Nesse primeiro momento o Sangha será coordenado pelo professor Antonio Guerra, do Departamento de História, que também coordena o LEPO e segue a Escola Budista Chinesa da Terra Pura. O LEPO espera ainda atrair e contar com a participação de outros docentes da UECE que seguem as mais variadas tradições budistas, como as professoras Claudia Beviláqua (da Veterinária). que segue o Budismo Tibetano Nyingma; Berenice Abreu (da História) que frequenta o Zen Budismo; Heloise Riquet (Ciências Sociais), do Budismo Tibetano Kadampa, e Eliana Cordeiro (da Psicologia), da Tradição Chinesa da Terra Pura.

Em Fortaleza já existem seis Escolas Budistas pertencentes às tradições tibetanas, japonesas e chinesa. Não obstante o Sangha ser um grupo eminentemente teórico, para discussões acadêmicas acerca do Budismo, isso não o impede de praticar meditação e recitação de mantras sempre que o grupo assim o decidir.

Os encontros ocorrerão quinzenalmente aos sábados a partir das 09h, no Centro de Humanidades da UECE (no Campus Fátima – Av. Luciano Carneiro, 345, ). A primeira reunião do grupo está marcada para o próximo dia 14 de setembro.

Para maiores informações : (85) 9768.0329, (85) 9676.3407 e (85) 8963.4406