Instalada a Câmara de Arte e Cultura da UECE

22 de novembro de 2013 - 11:34

A Biblioteca Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi palco, na quarta-feira, dia 20, de dois importantes eventos para a comunidade ueceana em particular e para a poulação cearense em geral. Foi instalada a Câmara de Arte e Cultura da UECE, a ArteCult, que é composta de representantes docentes, discentes e de servidores da universidade, e houve o lançamento do o Catálogo das Obras Raras e Valiosas da Coleção Professor Djacir Menezes.

A presidente pro-tempore da ArteCult, professora Cleudene Aragão, do Centro de Humanidades, no Campus Fátima, disse que a primeira grande tarefa da Câmara foi montar a programação cultural da XVIII Semana Universitária, que será realizada de 25 a 29 de novembro, no Campus do Itaperi.

A programação cultural assinada pela ArteCult inclui a realização da I Mostra de Arte e Cultura, além de shows e espetáculos nos Auditórios Central e Paulo Petrola, no Restaurante Universitário, na Tenda das Artes e no palco principal.

Entre as ações de curto prazo da ArteCult estão o lançamento do concurso de logomarca da Câmara, em dezembro, e o cadastro dos artistas da comunidade ueceana. “Depois que a gente se conhecer, conhecer os talentos daqui de dentro, e traçar uma agenda cultural, vamos dialogar com a sociedade cearense em outros fóruns, oferecer ao público externo a nossa riqueza artística-cultural”, disse a professora.

O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, falou que, ao invés de criar uma pró-reitoria de cultura e arte, optou por criar uma câmara esta área perpassa por várias outras pró-reitorias. “Já uma câmara dá mais transversalidade, integra vários segmentos dentro da Universidade”.

Os membros integrantes da ArteCult são:

– Pró-Reitor de Política Estudantis ou representante, como membro nato;

– Pró-Reitor de Extensão ou representante, como membro nato;

– Diretor da Editora da UECE-EdUECE ou representante, como membro nato;

– Diretor do Sistema de Bibliotecas da UECE ou representante, como membro nato;

– Coordenador da Assessoria de Comunicação ou representante, como membro nato;

– Representante e suplente de Música do Colegiado de Música/CH;

– Representante e suplente de Literatura, Livro e Leitura do Colegiado de Letras/CH;

– Representante e suplente de Artes Cênicas;

– Representante e suplente de Artes Plásticas e Visuais;

– Representante e suplente de Tradições Populares;

– Representante e suplente do DCE;

– Representante e suplente dos servidores técnico-administrativos.

Conheça a página da ArteCult no Facebook e siga a Câmara no Twitter.

Um templo de raridades no Campus do Itaperi