Inscrições para Prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência são prorrogadas

29 de maio de 2015 - 11:22

Cientistas de todo o Brasil têm, agora, até o dia 07 de junho para inscrever seus projetos no prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência. As pesquisadoras devem efetuar sua inscrição no site criado especialmente para os 10 anos do programa. O espaço ainda traz informações sobre as histórias das vencedoras, curiosidades sobre o prêmio e o regulamento para as inscrições.

A cada ano, sete mulheres são premiadas pela qualidade e pelo potencial de suas pesquisas com uma bolsa-auxílio de US$ 20 mil (convertidos em reais), para cada uma. Cientistas de todo o Brasil devem se inscrever em uma das quatro áreas de pesquisa: Biomédica, Biológica e da Saúde; Química; Física e Matemática.

 Nesses 10 anos, o prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência já reconheceu o trabalho de 61 pesquisadoras no país. As vencedoras da 10ª edição serão anunciadas em agosto e a cerimônia de premiação será em outubro.

Acesse o regulamento

Inscrições aqui

Sobre o Prêmio

Lançado em 1998, o L’Oréal/UNESCO For Women in Science foi o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. A cada ano, cinco notáveis pesquisadoras, uma por continente, são laureadas no programa. Em 17 anos, 87 cientistas de diferentes continentes – duas depois ganharam o Prêmio Nobel – foram premiadas em cerimônias que acontecem anualmente, na França, em março.

Com a escolha de Thaisa Bergmann na edição deste ano, seis brasileiras já incluíram seus nomes no time de estrelas da ciência do prêmio internacional: Mayana Zatz (Genética – USP), em 2001; Lucia Previato (Microbiologia – UFRJ), em 2004; Belita Koiller (Física – UFRJ), em 2005; Beatriz Barbuy (Astrofísica – USP), em 2009; e Marcia Barbosa (Física – UFRGS), em 2013.

Além do reconhecimento às grandes cientistas mundiais, o programa, em seus desdobramentos internacional e regionais, já incentivou mais de 2.250 mulheres de 110 diferentes países a darem continuidade às suas carreiras e seus importantes projetos de pesquisa.

Fonte: Assessoria de Imprensa L´Oréal Brasil