Inscrições abertas para Programa Agente Voluntário Ambiental, da SEMA

16 de dezembro de 2016 - 12:28

 

As Unidades de Conservação Estaduais, administradas pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), órgão do Governo do Ceará, está com  inscrições abertas até o dia 31 de dezembro para seleção de voluntários para o programa Agente Voluntário Ambiental (AVA).

O AVA é instituído pela Instrução Normativa nº 052015 que promove, incentiva e valoriza o voluntariado nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado. O AVA articula a oferta e a demanda do trabalho voluntário e possibilita o intercâmbio de experiências e ações entre os grupos de voluntários e os profissionais da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

O Edital de Chamamento 003/2016 para as inscrições foi publicado no Diário Oficial do Estado dia 5 de dezembro de 2016.

O Programa se destina a todos os cidadãos com idade superior a 18 anos que queiram desenvolver atividades de manejo, gestão e proteção nas seguintes Ucs: Parque do Cocó (Fortaleza), Parque Botânico (Caucaia), Estação Ecológica do Pecém, Sítio Fundão (Crato), Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité e APA da Bica do Ipu. O voluntário pode se engajar nas diversas atividades ofertadas pelas UCs, nos mutirões propostos pela SEMA ou por instituições públicas e privadas para desenvolvimento de ações específicas em prol da sustentabilidade ambiental das áreas protegidas.

A SEMA, por meio do AVA, objetiva fazer com que as pessoas expressem sua cidadania e seu comprometimento com o futuro do meio ambiente e com a qualidade de vida da localidade. Sendo assim, a população poderá atuar como corresponsável, juntamente com os gestores dessas unidades, em diversas ações de conservação da natureza, tais como de pesquisa, proteção, visitação, uso público e educação ambiental.

Para mais informações, entrar em contato com a Célula de Conservação da Diversidade Biológica (CEDIB), da Coordenadoria da Biodiversidade (COBIO). E-mail cedib@sema.ce.gov.br e ava@sema.ce.gov.br

Fonte: SEMA