Inscrições abertas para Prêmio Kalinga Para Popularização da Ciência 2015

12 de maio de 2015 - 10:25

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a UNESCO anunciam a abertura das inscrições para a edição 2015 do “Prêmio Kalinga para a Popularização da Ciência”.

As candidaturas serão aceitas até 29 de maio e devem ser encaminhadas à Comissão Nacional brasileira junto a UNESCO, que é a única entidade autorizada a submeter indicações à Organização.

O vencedor deste ano receberá um cheque no valor de US$ 20 mil, certificados, a medalha “UNESCO Albert Einstein” bem como uma premiação adicional em dinheiro de US$ 5 mil e um convite para realizar missão à índia. A premiação ocorrerá no dia 4 novembro, no Fórum Mundial da Ciência, em Budapeste (Hungria).

O “Prêmio Kalinga para a Popularização da Ciência” é destinado àqueles que mais contribuíram para a disseminação da ciência, pesquisa e tecnologia ao grande público. Até o momento, 66 pessoas de 24 países receberam este prêmio, seis dos quais, também, foram agraciados com o prêmio Nobel.

O professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP) Ernst Wolfgang Hamburger foi o vencedor da edição do prêmio em 2000, representando o Brasil, assim como o professor titular e Diretor do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Jeter Jorge Bertoletti, em 2005. O primeiro foi agraciado em reconhecimento aos extensivos esforços para a popularização da Ciência nas escolas brasileiras, enquanto o segundo recebeu a premiação em reconhecimento ao seu papel em tornar a Ciência mais conhecida e acessível ao público em geral, especialmente para crianças, estudantes e comunidades rurais.

Os demais premiados representando o Brasil foram o físico ítalo-brasileiro Ennio Candotti, em 1998; o biólogo, médico e geneticista brasileiro Oswaldo Frota-Pessoa, em 1982; e o médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, em 1974.

Acesse o site da premiação.