Inscrições abertas para o novo programa do MEC Francês sem Fronteiras

19 de novembro de 2014 - 13:45

Os estudantes de graduação e pós-graduação que tenham completado até 90% dos créditos do curso em que estão matriculados, interessados em estudar francês, podem se inscrever na plataforma de ensino online do programa Francês sem Fronteiras.

As inscrições para o curso online Français sans Frontières devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página de inscrições no portal IsF – Francês, ou na página eletrônica do programa.

Para a primeira oferta de cursos online de língua francesa, o sistema ficará disponível para inscrição até às 12h do dia 8 de dezembro, observado o horário oficial de Brasília – DF. A cota da Universidade Estadual do Ceará é de sete vagas.

As aulas são uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o objetivo de desenvolver o nível de proficiência dos estudantes para ingressar no Programa Ciência sem Fronteiras.

Podem concorrer estudantes de universidades públicas que tenham alcançado no mínimo 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) incluindo a redação, em alguma edição a partir de 2010.

O programa oferece diferentes tipos de apoio à aprendizagem do idioma francês. O módulo online é elaborado pelo setor educacional da Embaixada Francesa em parceria com a Aliança Francesa.

A barreira do idioma é um dos motivos pelos quais os estudantes preferem Portugal a outros países. Conforme dados divulgados no fim de 2012, Portugal é o principal destino dos estudantes brasileiros de graduação, bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras. Do total de 12.193 alunos incluídos no programa, praticamente 20 % optaram por cursar parte do ensino superior em uma instituição lusitana.

Mais informações: 3101-9659 ou pelo email: ecint@uece.br