Novo processo de matrícula para alunos veteranos da UECE

11 de julho de 2013 - 17:59

Objetivando dar maior eficiência à matrícula dos cursos presenciais de graduação, a partir do semestre 2013.2, o processo será realizado totalmente online, em três fases. Com isso se evitará a demora na resposta a demandas anteriormente realizadas através de processos protocolados, além de avançarmos na defesa do meio ambiente. A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) recomenda que os alunos veteranos observem rigorosamente os procedimentos a seguir, para evitar perda de matrícula.

O primeiro passo a ser dado pelo estudante para realizar a sua matrícula é conferir sua quitação com a biblioteca. O atraso na devolução de apenas um livro ou a pendência de multa não quitada implicará na rejeição total do pedido de matrícula.

No período de 15 a 17 de julho, ocorrerá a primeira fase. Esta etapa não sofrerá alterações, devendo ser realizada por cada estudante, através do aluno online, quando ele escolherá as disciplinas que deseja cursar no semestre 2013.2. É importante que o aluno observe o calendário, pois realizar o procedimento corretamente garante a observação de prioridade para os alunos que estão colocados corretamente no fluxo curricular.

A segunda fase consiste no ajuste de matrícula. Trata-se de uma oportunidade para que o aluno confira se sua matrícula foi efetivada nas disciplinas solicitadas. Para isso é indispensável que nos dias 23 e 24 de julho o estudante acesse o aluno online e, caso a matrícula não tenha sido realizada a contento, ele realize o ajuste das disciplinas, considerando a nova oferta personalizada.

A primeira inovação no processo de matrícula ocorre nessa fase. Anteriormente, caso o aluno não realizasse a matrícula, ele seria imediatamente colocado na situação de abandono, sendo impedido de acessar o sistema. Agora o processo permanecerá aberto e o aluno faltoso poderá realizar matrícula normalmente na fase de ajuste. Entretanto, é importante salientar que nessa condição o aluno perderá toda a prioridade de matrícula, ficando sujeito a matricular-se em disciplinas remanescentes. Caso não haja disponibilidade de disciplina, o aluno deverá realizar a matrícula institucional, para evitar entrar na situação de abandono de curso. Importante lembrar que é permitido no máximo 9 semestres de matrícula institucional durante todo o período de integralização curricular.

Uma segunda inovação foi implantada, visando os alunos POSSÍVEIS CONCLUDENTES, isto é, aqueles que necessitem integralizar no máximo 32 créditos para a conclusão de seus cursos. Será realizada a quebra de pré-requisitos, permitindo-se que o aluno nessa condição faça a matrícula online. IMPORTANTE: a matrícula em disciplina concomitante com seu pré-requisito só poderá ser realizada nessa fase, portanto, é fundamental que todo aluno possível concludente acesse o sistema no período de ajuste.

A terceira fase de matrícula traz também inovações. Será realizada no período de 12 a 14 de agosto, junto à coordenação de cada curso, também online. Essa etapa é reservada aos alunos que efetuaram a matrícula na 1ª ou 2ª fase. Só será permitida inclusão em disciplinas com vagas remanescentes, vedado qualquer processo de exclusão.