Iniciado VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia

26 de janeiro de 2021 - 16:54 # # #

Teve início, na última segunda-feira, 25 de janeiro de 2021, o VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), a ser realizado até sexta-feira (29/01), em formato virtual, com o VIII Encontro de Ensino de Biologia da Regional Nordeste (EREBIONE) e o II Simpósio Cearense de Ensino de Biologia (II SCEB). O evento tem como tema central “Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia”.

O ENEBIO tem como principal objetivo promover ointercâmbio de conhecimentos, nos âmbitos local, regional e nacional, entre professores, estudantes e pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Biologia.

As atividades começaram com a mesa de abertura, que contou com a participação do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando Soares; do presidente da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), Leandro Duso; do diretor da Regional Nordeste da SBEnBio e professor da Faec/Uece, Nilson Cardoso, e do coordenador local do evento e professor da Facedi/Uece, Mário Amorim.

O professor Hidelbrando Soares parabenizou os organizadores pela realização do Encontro. “Gostaria de registrar o esforço de todos os que fazem este evento acontecer neste cenário atual, em especial, o dos professores Jacqueline Rabelo e Mário Amorim, cujos esforços acompanho, desde 2019, para realizar este importante Encontro Nacional, com essa preocupação crítica e com a resistência diante das mudanças”. O reitor deu, ainda, as boas-vindas aos participantes. “Sejam bem-vindos ao Ceará, mesmo que virtualmente. Desejo sucesso ao evento, que se mostra resistente e importante para a garantia da qualidade da educação básica brasileira”.

O evento de abertura prosseguiu com a conferência “A Produção de Conhecimento na Universidade e a Independência Intelectual”, proferida pelo presidente de honra e palestrante, Nélio Marco Vicenzo Bizzo, da Universidade de São Paulo (USP).

A programação segue até 29 de janeiro, com painéis, mesas-redondas, minicursos, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.