Iniciado semestre letivo 2017.1 da Uece

18 de agosto de 2017 - 20:18

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na última quarta-feira, 16 de agosto, no Campus Itaperi, solenidade de abertura da Semana de Integração, voltada, principalmente, para os novos alunos que ingressam no semestre letivo 2017.1. A abertura da Semana aconteceu em dois diferentes horários, 8h30 e 18h30, para atender aos estudantes de todos os turnos, dos campi de Fortaleza.

O evento, já tradicional na Uece, tem como objetivo marcar a retomada das atividades acadêmicas dos alunos veteranos e recepcionar os novatos, integrando-os à nova etapa de formação.

alt

Para dar início a cerimônia, a plateia conheceu um pouco do curso de Música ao assistir apresentação do Grupo de Choro, sob a coordenação do professor Pablo Garcia, e do Grupo de Violões, coordenado pelo docente Daniel Escudeiro.

alt

Os novos alunos foram recebidos pelo reitor e vice-reitor da Universidade, professores Jackson Sampaio e Hidelbrando Soares, respectivamente, ao lado da chefe de Gabinete, Fátima Leitão, do pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza, e demais pró-reitores, dos representantes estudantis, Edmilson Nunes Pinho Neto, do curso de Enfermagem, e Ana Kelly Adriano Viana, do curso de Psicologia, além da diretora do Centro de Humanidades (CH), Adriana Barros, no turno da noite.

alt

Com o intuito de desejar boas-vindas e situar os calouros, Jackson Sampaio apresentou um pouco da história da instituição, destacando suas maiores características. “A Uece é pioneira na interiorização do ensino superior, sendo o Campus de Limoeiro do Norte, o mais antigo (…); ela destaca-se também pela formação de professores, com cursos de Licenciatura como principal oferta; (…) a Universidade tem ainda o compromisso com a família trabalhadora, ofertando, principalmente, cursos noturnos para o aluno que trabalha e estuda (…); além disso, somos, junto à Seduc, as únicas instituições do Ceará a ofertar cursos técnicos de nível médio do Pronatec”.

alt

Hidelbrando Soares complementou: “São 42 anos de história. Vocês estão entrando nessa história e agora farão parte dela. (…) Vocês têm um compromisso com a sociedade e uma das formas de honrar esse compromisso é defendendo essa Universidade, que é de todos vocês”, disse o vice-reitor.

alt

Ao ressaltar que a formação na Uece é, não somente acadêmica, mas também política e cidadã, o pró-reitor de Graduação parabenizou os estudantes. “Vamos celebrar o fruto do esforço de cada um de vocês, de tudo que tiveram que abrir mão para conquistar o privilégio de sentar em uma dessas cadeiras em uma instituição da qualidade da Universidade Estadual do Ceará, que é a melhor estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste (…)”, enfatizou Jerffeson Souza.

alt

“Esse talvez seja o momento mais feliz de vocês, mas também o mais angustiante. Agora é o momento de começar essa história, na qual vocês serão os protagonistas. (…) Procurem, questionem, se apropriem desse espaço”, sugeriu a representante estudantil, Ana Kelly Viana. “Não só passem pela Universidade, deixem que ela também passe por vocês”, aconselhou Edmilson Neto.

alt

Com o tema “Ciência e Cidadania”, o evento seguiu com a participação do presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), professor Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno.

alt

“Nós estamos na ‘casa da ciência’. É importante que entendam que é nesse lugar que vocês estão entrando, numa fase inicial, de graduação. Mas a universidade não é somente um espaço de ensinar e de formar, é um lugar também onde se ‘produz conhecimento’, onde se ‘produz ciência'”.

alt

Diante de toda a acolhida, os novos estudantes saíram curiosos em conhecer ainda mais a universidade e tudo o que ela oferece. Gerusa Duarte, que inicia o curso de Ciências Biológicas, tem boas expectativas. “Espero que eu me encontre dentro do curso que vou iniciar, que eu descubra, dentro da área, o que eu realmente gosto. Espero que eu consiga atingir todos os meus objetivos e, quem sabe, daqui a quatro anos, trabalhar com animais e com a natureza”, almeja, com brilho nos olhos, a estudante.

A Semana de Integração prosseguiu durante esta quinta (17) e sexta-feira (18) com programação definida por cada curso, Centro e Faculdade. Ao todo, a Uece recebe no início do semestre letivo 2017.1, mais de 2 mil estudantes nos cursos de graduação presencial na capital e no interior.