Iniciado na Uece semestre letivo 2021.1

21 de setembro de 2021 - 16:22 # #

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início, nesta segunda-feira (20), ao semestre letivo 2021.1, com a já tradicional Semana de Integração. O evento foi aberto com transmissão ao vivo pelo canal da Uece no Youtube e seguirá até quarta-feira (22), pela internet.

Os calouros foram recebidos virtualmente no evento que tem como principal objetivo integrar alunos novos e veteranos, servidores técnico-administrativos, professores e gestores acadêmicos da instituição, da capital e do interior do Estado. Com o intuito de ser uma universidade cada vez mais inclusiva, o evento foi acessível, com a participação de intérpretes de Libras e disponibilização de janela de audiodescrição.

A ansiedade de quem esperava o novo semestre deu lugar à admiração, quando, no início da live, a Uece apresentou seu estudante do curso de Música/Piano, Artur Pessoa, que, sob orientação da professora Nelma Dahas, encantou a todos com dois números – Arabesque nº 1, do compositor francês Claude Debussy, e Fantasia Improviso OP. 66, do compositor polonês Frédéric Chopin. “Uau!”, “arrepiei”, “que chique!”, “que lindo!”, “fino do fino”, “maravilhoso”, “arrasou”, foram alguns dos comentários no chat.

Na mesa virtual, estavam presentes, para dar as boas-vindas aos estudantes, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira.

Com o intuito de apresentar a universidade aos novos alunos, as representantes das Pró-reitorias de Políticas Estudantis, de Graduação, de Pós-graduação e Pesquisa e de Extensão explicaram um pouco sobre as atividades realizadas por cada pró-reitoria, além do representante estudantil, Johnny Levy Oliveira, que falou aos calouros:

“Esse novo período que se inicia na vida de cada um de vocês pode ser de muito proveito e aprendizado! Conhecer novas pessoas, ocupar novos espaços, estar em novos círculos e fazer de tudo isso uma grande experiência lembrada por muitos anos de suas vidas. Claro que nem tudo é um mar de rosas e, ao entrar na universidade, percebemos também as faltas e as precariedades. Mas agora vocês também fazem parte do grupo de pessoas que constrói o presente e o futuro da Uece”, destacou Johnny.

A pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Monica Cavaignac, uma das principais responsáveis pela organização da Semana de Integração, deu as boas-vindas aos estudantes, provocou muitos aplausos no chat ao fazer uma chamada de cursos e falou sobre as ações da Prae, como assistência estudantil, CADFecop e o projeto Lerei pra você, além do Escritório de Cooperação Internacional. Saiba mais sobre a Prae clicando aqui.

A pró-reitora de Graduação, professora Maria José Camelo Maciel (Profa. Mazza), também responsável pelo evento, parabenizou os recém-aprovados e destacou a grande oferta de cursos de graduação da Uece, presenciais e a distância, em diversas unidades na capital e no interior do Estado. “A organização acadêmica está sobre a reponsabilidade da Prograd, à qual compete planejar, coordenar e acompanhar a implantação da política da graduação, visando ao aprimoramento da formação, tendo como objetivo a melhoria da qualidade do ensino de graduação”. A pró-reitora falou sobre a divisão de sua pró-reitoria, do Calendário Acadêmico, da Resolução que trata do semestre remoto e disponibilizou, ainda, os contatos de cada Coordenação de curso e o Manual do(a) aluno(a) de graduação da Uece. Saiba mais sobre a Prograd clicando aqui.

A representante da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, professora Lucilane da Silva, explicou que a pró-reitoria é dividida em Diretoria de Ensino de Pós-graduação, Diretoria de Formação Permanente e Diretoria de Pesquisa e destacou: “temos um papel importante não só nas oportunidades de formação oferecidas aos nossos alunos, mas também na devolutiva para a sociedade. A oportunidade que vocês estão tendo de vivenciar a Universidade é financiada pelo povo brasileiro, então, nós temos o compromisso da devolutiva. Tenho certeza de que vocês aproveitarão ao máximo essa instituição, vão defendê-la e vão usufruir de todas as oportunidades oferecidas”.

A pró-reitora de Extensão, professora Anezilany do Nascimento (Profa. Lana), ressaltou a importância da extensão universitária, destacou a realização do Seminário de Curricularização da Extensão, a se realizar nos dias 19 e 20 de outubro, e mencionou que “todos os estudantes deverão ter, como parte de seus currículos, um percentual mínimo de 10% da carga horária total do curso voltado para a extensão”. Saiba mais sobre a Proex clicando aqui.

Pelos membros da mesa virtual, Paulo Freire foi lembrado e exaltado. “Ontem, 19 de setembro, celebramos o centenário de Paulo Freire, o patrono da nossa Educação brasileira. Ele proferiu a frase ‘a educação sozinha não transforma a sociedade; sem ela, tampouco a sociedade muda”. Então, vamos arregaçar as mangas e começar a estudar”, exclamou o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, desejando boas-vindas aos ingressantes.

“O dia é muito especial, a semana é muito rica. A semana foi aberta com o centenário de Paulo Freire, que é a resposta mais altiva do povo brasileiro ao negacionismo. Ao dizer ‘esperançar’, ao cravar o verbo, ele estava dando um salto da qualidade da educação brasileira, dizendo que a educação precisava ser inclusiva, que a educação precisava compreender que os operários, os pobres, os oprimidos, tinham, sim, o direito à formação em todos os níveis. Ele sabia que o nosso povo, simples, pobre, mas muito capaz, muito inteligente, precisava chegar na universidade e precisava do apoio do poder público para chegar à universidade… É semana, é freireana, é de inclusão, é de debate…”, destacou o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda.

O reitor da Uece, professor Hidebrando Soares, deu as boas-vindas aos estudantes, em especial aos calouros, e explicou: “a compreensão que vocês devem ter da universidade deve ser efetivamente dialética. Essa universidade pública, gratuita, de qualidade, com grande destaque nacional e até internacional, é também uma universidade com grandes desafios. Precisamos compreender a Uece multicampi, com 10 campi no interior do estado do Ceará e três na capital. Atuante em 30 polos de educação a distância, somos, hoje, uma das maiores ofertantes de educação a distância, entre as universidades estaduais, do país. É por essa universidade que vocês estão sendo acolhidos e acolhidas hoje”.

O reitor falou também do otimismo. “É com grande alegria que estamos aqui recebendo todos vocês na Semana da Integração para o início de mais um semestre letivo que ocorre ainda de forma remota, mas com o mesmo espírito de união e de otimismo que sempre nos guiou ao longo dessa trajetória de 46 anos de existência da Uece. Falo em otimismo porque esse sentimento sempre está presente, principalmente, no início de ciclos, e o início do semestre é um deles. [No contexto da pandemia], todos nós precisamos adotar novas atitudes cotidianas e a realização das atividades remotas, desde 2020, representa a escolha pela preservação da vida e da saúde de nossa comunidade acadêmica e de seus familiares”.

Após explanar sobre os desafios previstos para a Universidade e, ainda, parabenizar os novos estudantes, o reitor finalizou: “Viva Paulo Freire, o patrono da Educação brasileira, que tanto nos orgulha!”.

O evento de abertura prosseguiu com a palestra “Ensino Remoto e Cuidados com a Saúde”, proferida pela docente do curso de Nutrição da Uece, Carla Soraya Maia.

A Semana de Integração terá, nesta quarta-feira (22), também pelo canal da Uece no YouTube, a mesa-redonda sobre o tema “Trajetórias, lutas e memórias do movimento estudantil na Uece”, com os ex-alunos da Uece: deputado estadual Acrísio Sena e vereador de Fortaleza Ronivaldo Maia; e com o professor do curso de História e chefe de Gabinete da Reitoria, Altemar Muniz. Os demais dias contam com programação específica dos cursos, Centros/Faculdades e Centros Acadêmicos.