Iniciado na Uece semestre letivo 2020.1

20 de outubro de 2020 - 18:58 # # #

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início nesta segunda-feira, 19 de outubro, ao semestre letivo 2020.1 com a Semana de Integração que, desta vez, ocorre pela internet, até sexta-feira (23).

O evento começou com apresentação dos estudantes do curso de Música, Ailton Santana, na flauta, e Wiliam Madeiro, no violão, encantando a todos com as músicas Deixa o Breque pra Mim (Altamiro Carrilho) e Cabaceira mon Amour (Sivuca).

Com acessibilidade em Libras, a Semana de Integração foi aberta pela reitora Josete Castelo Branco, que deu as boas-vindas aos novos graduandos e destacou que a universidade não é apenas uma sala de aula. “A vida universitária vai para além dessas quatro paredes, hoje remotas. A vida na universidade é também atividade de pesquisa, de extensão, grupos de estudo, eventos científicos, culturais, políticos e muito mais”.

A reitora falou sobre a preparação da Uece para o semestre que se inicia e sobre a aquisição de chips para parte dos estudantes. “Teremos um grande desafio, que é um semestre inteiro de forma remota, mas estamos nos preparando para isso. Professores e servidores estão em processo de formação para assumirem com mais qualidade esse semestre que se inicia. Para isso contamos com o apoio do Governo do estado do Ceará, que vai assegurar a aquisição de chips e de equipamentos eletrônicos para um grande número de estudantes em situação de vulnerabilidade social. Essas tratativas, dessa aquisição do pacote de dados e sobre os equipamentos, ainda estão em curso, vão ocorrer de forma articulada entre Seduc, nossa Secretaria de Educação Básica, e a Secitece, que abriga as universidades estaduais do Ceará. Em breve saberemos os procedimentos para aquisição desses itens”.

Professora Josete finalizou ressaltando a necessidade de um comportamento, de uma postura dos estudantes. “A universidade precisa que vocês tenham um comportamento curioso, questionador, problematizador, precisamos que vocês exerçam um comportamento destemido, ousado muitas vezes, mas extremamente colaborador… Precisamos ainda que nossos estudantes assumam uma postura de respeito a pluralidade e a diversidade que vão encontrar nesse universo, uma diversidade de identidades, de gêneros, de credos, que precisam ser respeitados em absoluto. Por fim, uma postura muito necessária é a de defesa da democracia… E é em defesa da democracia, em defesa da universidade e da educação pública, como patrimônio do povo cearense, que a Universidade Estadual do Ceará hoje acolhe seus calouros e dá boas-vindas”, concluiu a reitora da instituição.

A pró-reitora de Graduação, professora Monica Cavaignac, cumprimentou a todos e informou aos novos alunos que as coordenações de cursos estão recebendo a lista com os e-mails que foram fornecidos à Comissão Executiva do Vestibular (CEV). O e-mail institucional poderá ser criado a partir da próxima semana, quando estará concluído todo o processo de matrícula para o semestre, incluindo os candidatos que ingressam por meio da nota do Enem.

Diante das condições atuais, em que alunos e professores precisam se esforçar e se adaptar, a pró-reitora fez alguns agradecimentos. “Quero aqui registrar o nosso agradecimento e o reconhecimento ao trabalho de todos os docentes… Esperamos que esse seja um semestre em que professores e estudantes estejam muito integrados, por meio das tecnologias, com uma relação onde exista respeito, tolerância, compartilhamento e crescimento mútuo. Desejo um excelente semestre a todos”, declarou professora Monica.

Representando o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano, a professora Lise Mary Souza informou que na Pró-Reitoria (Prae) são executados trabalhos de apoio ao estudante. “Oferecemos apoio por meio da bolsa de permanência para os alunos carentes; administramos o Restaurante Universitário; mantemos um núcleo de apoio psicossocial ao estudante que sente qualquer tipo de dificuldade de aprendizado, em nível psicológico, interferindo nesse aprendizado; temos também um núcleo de apoio humanizado às mulheres vítimas de violência no campus”. E concluiu, “estamos todos juntos nessa fase difícil e gostaríamos que vocês contassem conosco em toda essa passagem pela vida acadêmica”.

O pró-reitor de Extensão, professor Fernando Roberto Silva, destacou o fato de sermos uma universidade pública e gratuita. “Às vezes a gente esquece o que significa. Não há boleto a se pagar, mas o Estado e muitos de nossos conterrâneos cearenses pagam, através dos seus impostos… Muitos dos nossos conterrâneos, inclusive, jamais tiveram acesso à universidade e dificilmente terão. Pagam para que vocês estejam agora ingressando na universidade. Então é sempre bom lembrar e termos essa responsabilidade com o que é público”.

E explicou a Extensão na intituição. “A Extensão é aquele braço da universidade que se comunica diretamente com a comunidade externa. Temos quatro principais formas dessa comunicação: os projetos de extensão, os cursos de extensão, os eventos e prestação de serviço, como hospital veterinário, cursinho pré-vestibular e outros”, frisou Fernando.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nukácia Meyre Araújo, salientou a qualidade da Uece. “Vocês estão entrando em uma universidade de qualidade, avaliada em rankings internacionais. Em um deles, a Uece ocupa o segundo lugar na redução de desigualdade e educação de qualidade, entre as universidades estaduais do Brasil”. A pró-reitora se refere ao Ranking de Impacto, da Times Higher Education (THE). “Vocês estão entrando em uma universidade que realmente se preocupa com a diminuição da desigualdade do país, o que já é motivo de orgulho. Vocês lutaram muito para entrar na Uece, então tenham orgulho dessa universidade”.

A docente apresentou o trabalho da Pró-Reitoria. “A PROPGPq trata da pesquisa e da pós-graduação. Todos os cursos que acontecem após a graduação são os chamados cursos de pós-graduação. A Uece tem cerca de 80 especializações e tem 45 cursos de pós-graduação Stricto Sensu, ou seja, mestrados e de doutorados. Quanto a pesquisa, em todos os cursos há professores que realizam pesquisas. Na Uece temos bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação que, ao realizarem pesquisas junto aos professores, preparam-se para serem pesquisadores mais na frente”, afirmou professora Nukácia.

O evento de abertura da Semana de Integração teve continuidade com a palestra “Vida acadêmica em tempos de pandemia: desafios e potencialidades”, proferida por uma das fundadoras do curso de Psicologia da Uece, professora Alessandra Silva Xavier.

O momento chamou a atenção dos calouros, em que muitos se identificaram e comentaram no chat da live – “Estou amando essa palestra”, “Essa palestra aqueceu meu coração”, “Falou tudo que precisamos ouvir”, “Já senti vontade de chorar várias vezes ao ouvir ela falar, pois o que ela fala, nos toca verdadeiramente”.

Todo o evento está disponível no canal www.youtube.com/UeceOficial

A Semana de Integração conta com apoio do Núcleo de Libras da Uece (NEL) e segue até sexta-feira (23/10), com palestras e outros eventos virtuais organizados pela Administração Superior, Centros/Faculdades e Coordenações de cursos. Veja a programação.

Veja abaixo os links do material relacionado à palestra e os contatos dos coordenadores de cursos:

Contatos úteis

Contatos dos coordenadores e vice-coordenadores de cursos

Veja abaixo conteúdo relacionado a palestra “Vida acadêmica em tempos de pandemia: desafios e potencialidades”:

Cuidados Emocionais com Adolescentes

Cuidados Emocionais: vamos pensar juntos?

Orientações para o cidadão

Saúde Mental em tempos de pandemia