Iniciado na Uece semestre letivo 2019.2

4 de dezembro de 2019 - 18:06 # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início na última segunda-feira (02/12) ao semestre letivo 2019.2 com a já tradicional Semana de Integração. Até esta quarta-feira, dia 4, os novos 1.622 universitários serão recebidos com atividades diversas nos campi de Fortaleza e do interior.

Na capital, os estudantes foram recebidos no primeiro dia (2) pelas coordenações dos cursos e/ou pelas direções dos centros. No segundo dia (3), a Administração Superior recepcionou os calouros. No terceiro e último dia do evento (4), a programação é organizada pelos alunos veteranos, por meio dos Centros Acadêmicos, Programas de Educação Tutorial (PET), laboratórios e outros.

Nesta terça-feira, dia 3, foram preparadas duas cerimônias para a Semana de Integração (manhã e noite), possibilitando que os novos graduandos escolhessem o melhor horário para conhecer a Administração Superior e tomar conhecimento sobre o que a universidade oferece, bem como sua atuação, prioridades e mais.

“Nós temos algumas missões”, informou o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio. “A primeira grande missão foi da interiorização do Ensino Superior no Ceará (…); a segunda é a formação de professores. Dos nossos 18 mil alunos matriculados na graduação, 12 mil estão em cursos de licenciaturas, estão se preparando para serem professores da Educação Básica. (…) Não existe nenhuma escola do Ceará que não tenha pelo menos dois professores egressos da Uece”.

A terceira missão destacada pelo reitor é sobre inclusão social. “A terceira e grande tarefa é de ser uma instituição inclusiva, que atenda à população trabalhadora. Nosso maior número de vagas está disponível no turno da noite para que as pessoas que trabalham durante o dia possam fazer seu curso”. O reitor ressaltou também a inclusão de jovens oriundos de escolas públicas. “Antes mesmo da Lei Estadual de Cotas, a Uece já tinha, aproximadamente, 58% dos seus alunos oriundos de escolas públicas. Com a Lei de Cotas tivemos a possibilidade de nivelar o padrão nos vários cursos”.

O vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, falou sobre o momento pelo qual as universidades públicas estão passando. “O momento que vivemos hoje é muito preocupante, um cerco à universidade pública”. E frisou a importância de que todos defendam esse bem público. “A universidade brasileira, em particular a Universidade Estadual do Ceará, sempre foi um campo de resistência contra toda forma de retrocesso, e de luta permanente pelo bem comum. Esta universidade, que hoje vocês se tornam parte, demanda de todos, além do respeito à sua história, e muito afeto, uma posição firme na defesa do seu caráter público, gratuito e laico”.

Durante as cerimônias, os pró-reitores ou seus representantes explicaram o papel de cada Pró-Reitoria no contexto universitário, com oferta de bolsas, programas e projetos que contribuem com a permanência, convivência e qualificação dos estudantes.

A representante estudantil, Bianca Martins, aluna do curso de Serviço Social, destacou que “a Uece é um espaço incrível e é também um espaço de muito conhecimento, descobertas e questionamentos. Aproveitem todos os espaços dessa universidade, pois ela é muito, mas muito mais mesmo que uma sala de aula, além de estar nos rankings acadêmicos como a melhor estadual do Centroeste, Norte e Nordeste”.

As cerimônias contaram com apresentações do Grupo Grande Banda, que é um projeto de extensão composto por alunos do curso de Música da Uece; e do aluno de bacharelado em Piano, também do curso de Música, Felipe Silveira.

Para finalizar as atividades, os calouros participaram de dinâmicas promovidas pelo Núcleo de Intervenções e Pesquisas sobre a Saúde da Criança e do Adolescente (Nusca), pelo Núcleo de Atenção Psicossocial da Comunidade da Uece (Napsi) e pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), todos vinculados ao curso de Psicologia da Uece.