Iniciado na Uece semestre letivo 2018.2

10 de janeiro de 2019 - 18:43

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início ao semestre letivo 2018.2. Para receber os novos estudantes de graduação, Administração Superior, diretores de centros e faculdades, coordenadores de cursos, professores e alunos veteranos preparam a Semana de Integração, ocorrida entre os dias 7 e 9 de janeiro.

Fecli/Iguatu

Nesse período, as unidades de Fortaleza (Itaperi e Fátima), Iguatu (Fecli), Crateús (Faec) e Tauá (Cecitec) iniciaram o semestre com programação especial, cujo principal objetivo foi marcar a retomada das atividades acadêmicas dos alunos veteranos e recepcionar os novatos, integrando-os à nova etapa de formação.

Campus Itaperi

No primeiro dia do evento (7), as atividades ficaram por conta das coordenações dos cursos e/ou pelas direções dos centros. No dia 8 foi a vez da Administração Superior conhecer os novos membros. E no terceiro e último dia (9), a programação foi organizada pelos alunos veteranos, por meio dos Centros Acadêmicos, Programas de Educação Tutorial (PET’s), laboratórios e outros.

Faec/Crateús

Foram realizadas nesse período muitas dinâmicas, danças, aulas, palestras, conversas, jogos e muito mais.

Na recepção realizada pela Administração Superior, no Auditório Central, Campus Itaperi, os calouros foram recebidos pelo vice-reitor em exercício da Reitoria, professor Hidelbrando Soares, pelos pró-reitores, diretores, e pelo procurador Educacional Institucional, Jerffeson Teixeira de Souza.

Na ocasião, os alunos receberam as boas-vindas e conheceram um pouco mais sobre a Uece e o que ela oferece. “A Uece é um grande patrimônio do povo cearense. Se tornou, ao longo de seus 43 anos de existência, uma grande universidade brasileira, que hoje lidera a região Norte e Nordeste numa posição muito respeitada e está entre as melhores do país. É uma universidade que não somente forma, mas também produz conhecimento, para contribuir com o desenvolvimento social e econômico do nosso país”, destacou o vice-reitor Hidelbrando Soares.

O presidente da cerimônia falou ainda sobre a atual situação de violência em que se encontra o Ceará, destacando uma de suas principais causas, a desigualdade social, em que as oportunidades não são iguais para todos. “Convoco todos vocês para iniciarmos uma nova empreitada a partir de hoje, como ueceanos, na defesa dessa instituição e desse olhar cidadão, sensível, àqueles que não tiveram a oportunidade que vocês terão”.

Os pró-reitores de Graduação, Mônica Cavaignac; de Políticas Estudantis, Emerson Mariano; e de Extensão, Fernando Roberto Silva; explicaram aos recém-ingressados as atividades realizadas e os serviços oferecidos por cada uma de suas pró-reitorias, deixando o convite para fazerem parte da instituição não somente na sala de aula, mas em tudo que ela possa oferecer.

Com o mesmo pensamento, os representantes estudantis, Érick Willian, do curso de Psicologia, e Luana Luly de Sousa, do curso de Educação Física, sugeriram que vivam a universidade em tudo que ela possa dar. “É muito importante que aproveitem todas as oportunidades e todo o conhecimento que a Uece proporciona”, ressalta Érick.

Durante o evento, a plateia assistiu ainda a apresentações dos grupos formados por alunos veteranos Doce de Flautas e Danças Antigas, além do número musical com o bacharel em piano do curso de Música, Felipe Silveira.

Houve ainda um momento que movimentou o público. Era hora da dinâmica de acolhimento e integração dos novos estudantes, promovida pelo Núcleo de Atenção Psicossocial da Comunidade da Uece (NAPSE), projeto de extensão do curso de Psicologia, tendo à frente as professoras Alessandra Xavier e Layza Castelo Branco.

Os novos alunos tiveram ainda oportunidade de, ao final da dinâmica, falar sobre o que eles esperam da Uece e o que trouxeram, como a Carla, que acaba de entrar no curso de Pedagogia. “O que espero da universidade é compartilhamento e que seja possível absorver o conhecimento que os professores e os colegas terão para nos passar. E o que eu trouxe para a universidade foi minha experiência de outra vida acadêmica que tive”.

O semestre letivo 2018.2 seguirá até o dia 22 de maio de 2019. A Uece deseja boas-vindas a todos e a todas que agora fazem parte dessa instituição!