Iniciado Curso de Formação de Manipuladores de Alimentos

24 de julho de 2017 - 20:30

Teve início nesta segunda-feira, 24 de julho, o Curso de Formação de Manipuladores de Alimentos de Escolas Municipais de Fortaleza, do Programa de Alimentação Escolar (Pnae), realizado em parceria com a Célula de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza e com a Universidade Estadual do Ceará (Uece).

alt

A solenidade de abertura do Curso aconteceu no Auditório Central, Campus Itaperi, em dois momentos: às 8h e às 13h, para duas diferentes turmas de participantes, que totalizam 600 manipuladores de alimentos de escolas e 19 do Restaurante Universitário (RU) da Uece.

alt

O evento contou com a presença do reitor da Uece, professor Jackson Sampaio; do secretário executivo da SME, Joaquim Aristides de Oliveira; do pró-reitor de Extensão da Uece, Fernando Roberto Ferreira Silva; da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima; da gerente da Célula de Alimentos Escolar da SME, Ana Maria Martins Miranda; da coordenadora do curso de Nutrição da Uece e representante, Clarice Maria Araújo Vergara e Sara Maria Lima Verde, respectivamente.

alt

O reitor Jackson Sampaio recebeu a todos falando da importância dessa formação e da responsabilidade desses trabalhadores. “Nossas crianças precisam estar minimamente bem alimentadas para que seja possível aprender. É fundamental, até junto aos processos didáticos pedagógicos. (…) Cada trabalhador público é também um gestor público. (…) Procurem melhorar, aperfeiçoar o conhecimento não somente no conteúdo relacionado a manipulação de alimentos, mas também a competência para a cidadania, a competência política para a cogestão”.

O secretário executivo da SME, Joaquim Aristides de Oliveira, agradeceu. “Nossa extrema gratidão à Uece por ter nos acolhido com tanta boa vontade, tanto entusiasmo”. E falou à plateia: “Vocês estão tendo aqui uma oportunidade que poucos têm, de aprenderem dentro do ambiente universitário. (…) Vocês possuem uma enorme responsabilidade dentro do ambiente escolar e por isso estamos realizando esse evento, para torná-los profissionais ainda melhores. Esperamos que saiam desse curso, renovados”.

alt

A parceria da Uece envolve o Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional (LABSAN/NECTAR), o projeto de extensão “Comida Saudável: da escolha ao preparo, com aproveitamento integral dos alimentos”, coordenado pela professora Claisa Freitas; o projeto de pesquisa financiado pelo CNPq “Capacitação de professores manipuladores de alimentos e agricultores familiares para a promoção da alimentação saudável na escola: um estudo multicêntrico”, coordenado pela professora Derlange Belizário Diniz. Além ainda da parceria das Pró-Reitorias de Extensão (Proex), de Políticas Estudantis (Prae) e de Administração (Prae).

alt

O curso seguirá até sexta-feira, dia 28, nos blocos G e I e nas dependências do RU. Os facilitadores são alunos do Mestrado em Nutrição e Saúde, bolsistas dos projetos envolvidos e alunos voluntários do curso de Nutrição.