Iniciadas aulas da Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde

7 de outubro de 2016 - 19:35

Promovida, gratuitamente, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), a 2ª turma do curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde teve início no último dia 30 de setembro, no Auditório Ms. Maria Celsa Franco, no Campus Itaperi.

alt

A aula inaugural contou com a participação da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Glaucia Posso Lima, também representando o reitor Jackson Sampaio; da diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Regulação do Trabalho em Saúde (DERGES/MS), Anemarie da Silveira Bender; da representante da Coordenação Geral da Especialização, Márcia Teixeira; da coordenadora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES/SESA), Silvia Bonfim; do coordenador do curso na Uece, Raimundo Augusto Martins Torres; e da coordenadora do curso de Enfermagem, Francisca Gomes Montesuma.

alt

Para a turma foram selecionados 42 profissionais dos municípios de Quixadá, Tururu, Acarape, Amontada, Crateús, Nova Russas, Guaiúba, Horizonte, além da capital, Fortaleza. Os pós-graduandos são trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), com vínculos públicos, portadores de diploma de graduação, que trabalham na Gestão de Pessoas das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, incluindo a Rede SESA, e também profissionais dos hospitais polos das regiões envolvidas.

alt

Durante a primeira aula, os estudantes assistiram à Conferência Política Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e participaram de orientações pedagógicas, além de outras atividades.

A Especialização tem como objetivo formar dirigentes e equipes que atuam na área de gestão de pessoas no SUS das Secretarias de Saúde, para condução de modelos de gestão do trabalho comprometidos com as políticas públicas e os processos de mudanças nas estruturas organizacionais da área.

alt

O curso é financiado pelo Ministério da Saúde, com recursos executados pela Fundação Nacional de Saúde Pública (Fiocruz), por meio da Fundação de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico em Saúde (Fiotec).