Iniciada XXV Semana Universitária da Uece

23 de novembro de 2020 - 21:15

 

Teve início na manhã desta segunda-feira (23/11), a 25ª edição do maior evento científico e cultural da Universidade Estadual do Ceará. A Semana Universitária tem como tema, em 2020, “Universidade, Ciência e Arte: produção de saberes a serviço da vida e da sociedade” e será realizada no período de 23 a 27 de novembro.

Para dar início às atividades, a reitora da Uece, professora Josete Sales, abriu o evento em cerimônia virtual pelo canal institucional no YouTube, onde falou sobre a importância do evento e da união de forças e de expertises que permitiram a realização da SU 2020.

“Precisamos honrar com esse compromisso que é histórico na universidade, compromisso que nós temos com a sociedade cearense. A Semana Universitária é para nós mais que um momento de publicizar os nossos feitos, é também o tempo que nos auto conhecemos como instituição, nos auto avaliamos e submetemos à avaliação externa tudo aquilo que foi realizado e somos de fato. Submetemos as nossas produções, não só às agencias de fomento, mas à sociedade de modo geral, às universidades, à comunidade científica e acadêmica do Estado do Ceará e do Brasil”, destacou a reitora Josete Sales.

Com a gestora da Uece, na mesa virtual, estavam o secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; o vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), professor Carlos Kleber Oliveira; a vice-reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), professora Izabelle Mont’alvérne; e o ex-reitor da Uece e conferencista, professor Jackson Sampaio.

O coordenador geral da SU 2020, professor Jerffeson Teixeira de Souza, agradeceu a presença das autoridades presentes e fez um agradecimento especial ao ex-reitor Jackson Sampaio. “A sua presença não só engrandece o nosso evento, mas também nos alegra imensamente. Obrigada por aceitar o nosso convite e seja bem-vindo de volta”, fala o coordenador referindo-se ao retorno do docente após distanciamento causado pela Covid-19.

Jerffeson Teixeira ressaltou o simbolismo desta edição do evento. “No ano em que a Uece comemora 45 anos de sua existência, celebramos também a 25ª edição do nosso maior evento científico e cultural, da nossa grande festa acadêmica, que é a Semana Universitária”. Falou, ainda, da grandeza da SU. “Serão 13 eventos que acontecerão durante a semana, com programação nos três turnos. São 167 minicursos ofertados, com 7.140 vagas, todas ocupadas em dois dias de inscrições. Nossa expectativa é que mais de 10 mil pessoas participem desta edição”.

Para o secretário Inácio Arruda, o evento anual da Uece tem um importante papel. “A Semana Universitária permite essa visibilidade imensa do papel da universidade no desenvolvimento econômico, social e inclusivo no Ceará. Considero a Semana Universitária um ápice anual da instituição”.

Encerrada a cerimônia de abertura, foi iniciada a conferência “Pensar, Produzir e Divulgar: uma história das Semanas Universitárias da Uece”, proferida pelo ex-reitor da instituição, professor Jackson Sampaio, e com interpretação em Libras, por meio do apoio do Núcleo de Libras da Uece (NEL).

Jackson Sampaio destacou sua alegria em participar do evento após recuperar-se de infecção causada pelo novo coronavírus. “Sei da primeira pandemia viral do mundo globalizado e fui vítima dela, sobrevivendo 26 dias numa UTI por conta de manifestação grave da Covid-19”.

Ao dar início a conferência, o ex-reitor destacou que “as Semanas Universitárias da Uece exemplificam uma marca acadêmica de sucesso; um meio de nos tornar socialmente visíveis, diante da percepção social, nas mídias de massa e nos rankings acadêmicos; e a missão universitária de criar, estimular a produção e divulgar conhecimento.”

O ex-reitor fez uma rica retrospectiva das Semanas Universitárias da Uece, contando sua história e expondo dados desde a primeira edição do evento, quando os resumos dos trabalhos eram recebidos em disquetes e a programação era composta por três eventos.

“O primeiro vínculo que tenho com nossa Semana Universitária foi tê-la concebido, em 1996, quando assumi a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, a convite do então reitor professor Manassés Claudino Fonteles, que tinha como vice-reitor o professor Francisco de Assis Moura Araripe”, conta Jackson Sampaio.

Muitos anos se passaram e várias edições do evento aconteceram, sendo elas maiores a cada ano. “Em 24 anos, a Semana Universitária da Uece foi crescendo, crescendo, e realizamos agora o 29º Encontro de Iniciação Científica, o 26º Encontro de Pesquisadores, o 24º Encontro de Monitoria Acadêmica, o 22º Encontro do Programa de Educação Tutorial-PET/MEC, o 11º Encontro de Iniciação a Docência, o 10º Encontro de Extensão e novos eventos, específicos de cada ano ou que entraram na contagem progressiva da permanência”.

O docente falou ainda que, ao aceitar o desafio de coordenar a primeira SU, estabeleceu uma “meta síntese”, que era a de colocar a Uece nos rankings universitários, meta essa atingida, como hoje é possível ver em grandes rankings nacionais e internacionais, como Ranking Universitário da Folha de São Paulo-(RUF), Ranking Webometrics mundial de visibilidade eletrônica e nos Rankings da Revista Times Higher Education (THE).

“As Semanas Universitárias da Uece têm expressado a capacidade criativa atingida pela instituição, motivando a criatividade para novos saltos e qualificando a imagem da nossa Universidade como inegável patrimônio cultural do Ceará”, finalizou o ex-reitor. (Clique aqui para ter acesso à apresentação completa)

O evento de abertura contou, ainda, com apresentação de alguns momentos do concerto da Banda Sinfônica da Uece, realizado no Theatro José de Alencar, sob a regência do maestro e professor da Uece, Márcio Landi.

Essa foi a primeira conferência da SU 2020, que segue até sexta-feira, dia 27 de novembro, com palestras, mesas-redondas, exposições, painéis, rodas de conversa, webnários, minicursos e muito mais. Toda a Semana Universitária 2020 será virtual, com transmissão da programação principal no YouTube Ueceoficial. A programação específica de cada evento, disponível em https://semanauniversitaria2020.uece.br/ , acontecerá em diferentes canais e plataformas.

Se perdeu o evento de abertura, clique aqui para assistir.