Iniciada na Uece a XXIV Semana Universitária

22 de outubro de 2019 - 14:58 # #

A 24ª edição do maior evento científico e cultural da Universidade Estadual do Ceará (Uece) está oficialmente aberta. A solenidade que deu início à Semana Universitária (SU) 2019 aconteceu na noite desta segunda-feira (21/10), no auditório Central, campus Itaperi. O evento acontece também nos campi de Quixadá (Feclesc) e de Iguatu (Fecli) até sexta-feira (25/10).

A Semana Universitária tem como objetivo despertar o espírito da pesquisa científica, da extensão social e da inovação tecnológica entre professores e alunos da Uece e de outras Instituições de Ensino Superior, bem como de estudantes de Ensino Médio, enfatizando a participação em eventos dessa natureza. A Semana tem ainda como meta constituir-se em momento de congregação dos diversos setores da universidade, sobretudo, entre os Centros e Faculdades dos vários campi da Uece, da capital e do interior.

Com o tema “Sustentabilidade Ambiental: conexão entre ser humano e natureza”, o evento foi aberto pelo reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, que falou sobre as lutas enfrentadas e as conquistas alcançadas pela Uece ao longo dos anos. Falou sobre o quanto a Universidade e a Semana Universitária cresceram.

“Temos enfrentado as adversidades de maneira criativa e feito dessas adversidades uma forma dessa universidade crescer. (…) Nossa luta vem produzindo inteligência, cuidado, atenção, inclusão social. A Universidade Estadual do Ceará é uma instituição de grande competência e as nossas Semanas Universitárias é, além de ser uma contrapartida aos recursos, é um balanço do que produzimos. Em 1996, nós tivemos dois eventos, hoje são 21. Em 1996 foram em torno de 400 trabalhos inscritos em várias modalidades, hoje são mais de 3mil. É um simbolismo de uma história rica! Então, vamos continuar resistindo e lutando, lutando e resistindo”.

Para o vice-reitor, professor Hidelbrando Soares, “a universidade pública vem enfrentando tempos difíceis, tempos de obscurantismo. A Universidade Estadual do Ceará, por meio da Semana Universitária, está dizendo à sociedade cearense e brasileira que esta é a melhor forma de resistência, continuar produzindo ensino, pesquisa e extensão de qualidade”.

A coordenadora da XXIV SU e pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nukácia Araújo, deu as boas-vindas ao público e destacou a importância do evento.  “Além de apresentar as expertises que a própria Uece produz, na Semana Universitária apresentamos o quanto ela tem de penetração social, o quanto participamos da vida da sociedade”.

A docente ressaltou ainda as novidades da SU 2019. “Teremos o nosso primeiro concurso Uece Sustentável, que tem como objetivo receber dos alunos propostas de soluções sustentáveis para problemas na Uece (…). O outro evento também diz respeito a soluções sustentáveis, que é o nosso I Hackathon. É uma competição de programação computacional, em que os competidores farão também composições relativas à sustentabilidade ambiental”.

A cerimônia contou com a presença da Banda Sinfônica da Uece, com apresentação das peças musicais Meu Amigo Radamés, de Tom Jobim; Prelúdio à Tarde do Fauno, de Claude Debussy; e Segredos, de Diogo Monzo, sob a regência do maestro e professor Márcio Landi.

A primeira palestra da XXIV Semana Universitária, cujo assunto foi o tema central “Sustentabilidade Ambiental: conexão entre ser humano e natureza”, deu continuidade ao evento de abertura, sendo ela proferida pelo psicólogo clínico, presidente da Sociedade Internacional de Ecopsicologia, diretor do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia e colaborador do Instituto Superior de Educação Ocidemnte, professor Marco Aurélio Bilibio Carvalho.

A SU 2019 seguirá até a próxima sexta-feira, 25 de outubro, com palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, exposições, games, apresentações de trabalhos científicos decorrentes de projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de muita música, filmes, cultura, ação solidária, feiras, serviços como do Humanartes e muito mais.

Neste ano, o evento terá apresentação de 3.151 trabalhos de pesquisa, sendo 537 de pesquisadores; 1.209 de Encontro de Iniciação Cientifica; 401 de Trabalhos de Extensão; 279 Trabalhos de Iniciação à Docência (PIBID); 88 PET/MEC; 350 Encontro de Monitoria (PROMAC); 27 Encontro PET/SAÚDE, 88 de Encontro Estágio Supervisionado; 20 de Encontro de Práticas Docentes; 148 de Encontro de Residência Pedagógica; 04 de Encontro PET/FECLESC.

A XXIV Semana Universitária conta com os eventos:

XXVIII Encontro de Iniciação Científica
XXV Encontro de Pesquisadores
XXIII Encontro de Monitoria Acadêmica – PROMAC
XII Lançamento Coletivo de Livros e VIII Mostra de Publicações da EdUECE
XXI Encontro do Programa de Educação Tutorial – PET/MEC
XII Mostra de Extensão
X Encontro de Iniciação à Docência – PIBID
X Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
IX Encontro de Extensão – PROEX
VIII Encontro do Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária – PBEPU
VII Feira das Profissões