Infraero propõe acordo de cooperação com UECE

16 de janeiro de 2015 - 13:21

Uma comitiva da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) esteve na Universidade Estadual do Ceará (UECE), na manhã de quinta-feira, dia 15 de janeiro, para  propor ao reitor, professor Jackson Sampaio, que a UECE substitua a Universidade de Brasília (UnB) em um acordo de cooperação na área do meio-ambiente e segurança.

O acordo de cooperação é para a UECE fazer a identificação e quantificação das espécies que ocorrem nos cinco mil hectares ocupadas pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, que registra 180 voos diários, entre aterrissagens e decolagens em seus 2.545 metros de pista, os dois momentos mais cruciais de uma viagem aérea.

Depois da identificação, a equipe da UECE irá também realizar estudo de comportamento da fauna que ocorre no ambiente do Aeroporto, como explicou o superintendente Usiel Paulo Vieira, bem como o manejo dos animais, com a finalidade de garantir a segurança dos passageiros e da comunidade.

Este trabalho de identificação, quantificação e monitoramento da fauna do Aeroporto Pinto Martins era feito pela Universidade de Brasília (UnB). A UECE foi escolhida para dar continuidade ao estudo não apenas devido sua proximidade física com o aeródromo, mas especialmente por ser referência na área de Medicina Veterinária, ressaltou o coordenador de Meio-Ambiente da Infraero, Almir Sousa.

O professor de Ornitologia do Curso de Ciências Biológicas da UECE, Luis Gonzaga Sales Júnior, já fazia parte da equipe da UnB e permanecerá à frente do novo grupo que dará continuidade ao trabalho de conciliar a preservação e proteção da fauna do Aeroporto Pinto Martins com a segurança de passageiros e moradores do entorno da região. Os Cursos de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e de Medicina Veterinária, da Faculdade de Veterinária (FAVET) serão envolvidos na elaboração e na execução do projeto.

A comitiva da Infraero que visitou a UECE era ainda composta por Cláudia Cunha, coordenadora de Segurança Operacional, e Camila Lopes, bióloga.