Informação da Administração Superior sobre a Segurança no Campus Itaperi

2 de fevereiro de 2016 - 17:38 #

Na madrugada da última sexta feira, 29 de janeiro, o campus Itaperi da UECE teve três órgãos submetidos a tentativas frustradas de arrombamento (diretoria do Centro de Ciências da Saúde-CCS, coordenação da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais-SATE e coordenação do Doutorado em Biotecnologia-RENORBIO). Porém, de modo mais lamentável, teve três órgãos em que os arrombamentos resultaram em furto de equipamentos eletrônicos (Laboratório Interdisciplinar em Formação de Educadores-LIFE, diretoria da Faculdade de Veterinária-FAVET e diretoria do Centro de Ciências e Tecnologia-CCT).

O Boletim de Ocorrência foi registrado na 5ª Delegacia de Polícia, que já instaurou o processo de investigação correspondente. O mesmo será acompanhado, pari passu, por advogado lotado na Procuradoria Jurídica-PROJUR da FUNECE.

Episódios recorrentes desta natureza no campus do Itaperi levaram a Administração Superior a constituir,  recentemente, como ação institucional, o Grupo Gestor de Segurança, composta pelo Vice-reitor, Pró-reitor de Administração, prefeito do campus Itaperi, chefe da Segurança Privada e chefe da Segurança Patrimonial. Este grupo tem como objetivo conceber e possibilitar o desenvolvimento de ações intersetoriais voltadas para o reestabelecimento da segurança coletiva na Universidade,

Reunião extraordinária deste Grupo Gestor, motivado por este acontecimento atual, foi realizada com a presença do Reitor, que levantou todas as informações sobre os crimes, mapeou semelhanças e diferenças em relação a crimes anteriores ao patrimônio público da FUNECE e estabeleceu algumas medidas imediatas, adicionais, de proteção:

1) Intensificação do controle de identificação de pessoas e veículos no portão de acesso da Universidade, com apoio de efetivo da segurança privada;
 

A portaria de acesso ao campus Itaperi continua sendo apontada como o ponto de maior vulnerabilidade. Deste modo, ganhará um efetivo da segurança privada para apoio à segurança patrimonial, na identificação das pessoas e veículos com acesso ao campus, em dia e horário de funcionamento não regular: de 22h30 às 06h30 dos dias úteis, incluindo sábado, e de 18h30 do sábado às 6h30 da segunda feira subsequente.

2) Maior rigor na identificação de pessoas com acesso ao campus em horários não regulares, com a exigência de lista prévia com nomes dos autorizados;

A identificação de pessoas com autorização de acesso ao campus, em dia e horário não regulares será reforçada, continuando a necessidade de elaboração de listas dos autorizados, pelas chefias imediatas, dirigidas à Pró-Reitoria de Administração, que as repassará ao Núcleo de Segurança Patrimonial.
 

3) Identificação dos automóveis, condutores e passageiros na entrada do campus;
 

As pessoas e os carros serão identificados, rigorosamente, na entrada e na saída do campus.

4)-Identificação  dos que recebem chaves na portaria central para acesso às salas do campus.
 

A Administração Superior entende que a comunidade ueceana precisa de proteção para a continuidade de sua qualificada missão acadêmica, mas também entende que a mesma tem conhecimento das grandes vulnerabilidades vividas pela Universidade:

1-O crescimento exponencial de número de alunos, de número de cursos, de adensamento de prédios e de incorporação de equipamentos não foi minimamente acompanhado pela estrutura de segurança. Vê-se, ao contrário, a diminuição da equipe de guardas, patrimonial e privada, pelo impedimento à ampliação de postos e à reposição das vagas perdidas por aposentadoria, falecimento ou doença e pelas limitações impostas ao crescimento da terceirização;

2-O crescimento também exponencial do entorno urbano expõe o campus a agudas conflitualidades, gerando intensa porosidade, por exemplo, para o bem, no que diz respeito à inclusão social promovida pelos projetos de extensão, ou para o mal, pela maior exposição aos agentes motivados pelo crime;

3-As contradições entre aumento de necessidades e redução de recursos e entre a demanda concreta por segurança de bens e pessoas  efetivada de modo  democrático, sem invasão de privacidade e violência e com respeito à cultura acadêmica e universitária, por parte do poder público.
 

A Administração Superior tem discutido o assunto com o Governo do Estado, provedor da Universidade, durante a 2ª gestão Cid Gomes e, desde o 1º semestre de 2015, com a gestão Camilo Santana.
 

Proposições levadas ao governo do Estado são traduzidas em avanços atuais que permitiram a inclusão da segurança dos campi universitários públicos entre as prioridades do Ceará Pacífico e tornaram possível a designação de uma força tarefa da Secretaria de Segurança e da Casa Militar na elaboração de um diagnóstico sistêmico dos campi, com um plano de intervenção, a ser, quando concluído, apresentado à comunidade ueceana para debate, construção de consensos e aplicação.

Como dito anteriormente estas são medidas imediatas e adicionais de proteção, porque, em paralelo às ações cotidianas e próprias das guardas patrimonial e privada, continua-se buscando financiamento para um plano de segurança presencial e eletrônica, produzido internamente, desde 2014, conjugado a outras ações propostas de urbanização e requalificação dos espaços de fruição coletiva de todos os campi da UECE.
 

Ademais, esforços conjugados são necessários. Neste sentido, solicita-se à comunidade que assuma comportamento protetivo, informe à Administração Superior o descumprimento desta orientação e registre os fatos via Boletins de Ocorrência-BO.

José Jackson Coelho Sampaio
Presidente da FUNECE
Reitor da UECE
 

Hidelbrando dos Santos Soares
Vice-Presidente da FUNECE
Vice-Reitor da UECE