IncubaUECE abrigará indústria produtora de paineis solares

21 de janeiro de 2013 - 10:19

A Incubadora de Empresas da Universidade Estadual do Ceara (IncubaUece), em parceria com uma empresa privada, abrigará uma indústria para produzir painéis fotovoltaicos ainda neste primeiro semestre. A previsão é de que no primeiro ano de funcionamento serão produzidas quatro mil placas, que geram um megawatt de potência. Quantidade suficiente para transformar o Campus (do) Itaperi da  UECE autossuficiente em energia elétrica.

De acordo com o professor Lutero Carmo de Lima, do Mestrado Acadêmico de Ciências Físicas Aplicadas (Macfa) da UECE, nem mesmo as universidades da Alemanha, país que está na vanguarda na pesquisa e produção de energias renováveis, já atingiram o patamar de autossuficiência.  “A UECE poderá se transformar em modelo para o mundo”, ressaltou o professor que  está à frente da nova indústria incubada pela IncubaUece.

No âmbito acadêmico, o ganho com a iniciativa é que irá facilitar, para os diversos cursos de graduação e pós-graduação envolvidos, a captação de recursos complementares para bolsas, pesquisa e desenvolvimento.  Em novembro do ano passado, o Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (Macfa)  realizou um curso de formação em instalação de painéis fotovoltaicos  destinado a multiplicadores desta tecnologia. Os professores são, na sua maioria, de fora do país, como informa Lutero. Está prevista a realização de outro em fevereiro.

Ele diz ainda que outro ganho significativo para a Universidade com a indústria de painéis geradores de energia solar é que quando for transferida para o setor privado, o patrimônio investido será incorporado pela UECE.

A iniciativa é de tamanha importância não apenas para a UECE e para o Estado do Ceará, como o é também em âmbito internacional. Prova disso é que o presidente da Associação Internacional de Energia de Hidrogênio (IAHE,  sigla em Inglês),  T. Nejat Veziroglu, enviou mensagem de congratulação à Universidade Estadual do Ceará (UECE) e ao professor Lutero de Carmo Lima “por iniciar um importante projeto de energia solar para o Estado do Ceará.”

Em sua mensagem, o professor  Veziroglu disse ainda que tem certeza que a iniciativa irá beneficiar a população do Ceará e que será também “um bom exemplo para outros Estados do Brasil, bem como para outros países”.