Inclusão social e interiorização: Uece forma 606 profissionais por Educação a Distância

2 de julho de 2021 - 11:12 # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, no período de 4 de maio a 25 de junho de 2021, quatro cerimônias virtuais de colação de grau, em que foram formados 606 concludentes de 10 cursos, na modalidade Educação a Distância (EaD), oferecidos em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Sala virtual com concludentes e professores na tela, divididos em pequenas telas.

Os novos profissionais foram formados nos cursos de bacharelado em Administração Pública e de licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia e Química, vinculados a 21 diferentes polos da UAB/Uece, localizados nos municípios de Aracoiaba, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia (Itambé e Novo Pabussu), Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mauriti, Orós, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim e Tauá.

Imagem de rosto do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares. Homem moreno, com traços negros, vestindo paletó preto, blusa branca e gravata listrada.

Para o reitor da Uece e presidente das cerimônias, professor Hidelbrando Soares, a UAB é de grande importância para a sociedade. “Considero a UAB um dos maiores programas de inclusão social e de interiorização do ensino superior que a Uece já executou ao longo da sua história. É um programa que atua com a perspectiva de propiciar oportunidade de ingresso na universidade àqueles que, dificilmente, sem uma ação como essa, de política pública, teriam acesso à educação pública, gratuita e de qualidade”, destacou.

Imagem do coordenador da SATE, professor Fábio Castelo Branco. Homem branco, de cabelos grisalhos e de óculos de grau. Veste camisa social preta.

Pensamento semelhante tem o coordenador geral da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate/Uece), responsável pela UAB na Uece, professor Fábio Castelo Branco, presente nas cerimônias virtuais. “Com a popularização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), o número de cursos a distância e o acesso a essa modalidade de ensino vem crescendo significativamente. Nesse contexto, a EaD surge como alternativa de democratização da educação e como ferramenta facilitadora do acesso ao ensino superior de uma parcela da população que dificilmente teria condições de ingressar no ensino superior presencial, em virtude da dimensão geográfica do Brasil e do contexto socioeconômico da maioria da nossa população, especialmente, os residentes nas regiões mais pobres do País”.

O coordenador lembrou, ainda, que, no último mês de junho, o sistema UAB completou 15 anos. “Nosso trabalho está longe do fim, mas o que fizemos juntos até agora já fez uma enorme diferença na vida de centenas de pessoas. Vamos ‘arregaçar as mangas’ e prosseguir nessa jornada com mais dedicação do que nunca. Se fizemos muito em 15 anos, imaginem o que poderemos ainda fazer!”, acrescentou professor Fábio.

Professor Hidelbrando Soares falou aos concludentes sobre a alegria de chegar a tão esperada colação de grau. “As colações de grau são sempre eventos celebrativos, pois representam importante conquista na vida dos concludentes e de suas famílias. Ingressar em um curso superior é um desafio. Permanecer nele e concluí-lo faz parte de uma jornada que pode ser cheia de percalços”.

O reitor ressaltou a qualidade do ensino da Uece e do compromisso que seus egressos assumem. “Foi nesse espaço democrático de construção e de debate de ideias que vocês estiveram ao longo dos últimos anos e se formaram profissional e pessoalmente como sujeitos críticos de seu papel na sociedade. Utilizem esse aprendizado para atuar como agentes da democracia, da inclusão e da justiça social. Sejam profissionais excelentes, mas sejam também pessoas excelentes, humanas, justas e sensíveis às necessidades da sociedade”.

Em todos os eventos, o reitor lembrou, ainda, o contexto atual, solidarizando-se com as famílias que perderam seus entes queridos. “Desde março de 2020, lutamos contra a mais grave crise sanitária dos últimos tempos, causada pela pandemia da Covid-19. No último dia 19 de junho, o Brasil chegou à triste marca de meio milhão de óbitos em decorrência de complicações da Covid-19. São mais de 500 mil vidas perdidas para uma doença para a qual, felizmente, já existe vacina”.

Dessa forma, em clima de alegria, mas também de solidariedade, os 606 concludentes da UAB/Uece realizaram o juramento oficial e receberam do reitor a tão aguardada outorga do grau universitário.

Sala virtual com concludentes na tela, divididos em pequenas telas, onde os formandos estão com o braço direito levantado realizando o juramento oficial

As cerimônias, realizadas pelo Zoom e transmitidas ao vivo pelo canal da Uece no YouTube, contaram também com a presença do vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, de prefeitos e de secretários de Educação dos municípios vinculados à UAB/Uece, de pró-reitores e de diretores de Centros da Uece, de coordenadores de cursos e de polos UAB/Uece, tutores, servidores do Departamento de Ensino e Graduação (DEG), além de familiares dos concludentes.

Tela que exibe oito pequenas telas, cada uma com um músico tocando um instrumento musical

As solenidades contaram, ainda, com a parceria do curso de Música da Uece, por meio da disponibilização de gravações de números musicais, e da Assessoria de Acessibilidade e Inclusão da Uece, com a oferta de audiodescrição.