Inaugurado na UECE o Núcleo de Pesquisa em Segurança de Computação em Nuvens

1 de julho de 2011 - 15:38 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) em parceria com a Dell lançou na última segunda-feira (27/06), o Núcleo de Pesquisa em Segurança de Computação em Nuvens, pioneiro no Brasil, para auxiliar a capacidade brasileira pública e privada para operar na área de segurança cibernética. Para a viabilização do projeto foi firmado convênio entre a Uece, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e o Instituto de Estudos e Pesquisa e Projetos (Iepro), que agrega o Centro de Excelência em Segurança Cibernética (CESeC). O projeto foi idealizado pelo professor André Luiz Moura dos Santos e é considerado pelo diretor da Dell no Brasil, Ricardo Barbosa, como o mais importante projeto de inovação daquela empresa ,que está aportando R$ 3 milhões na ideia.

O projeto inicial desse Núcleo terá como principal componente a necessidade de segurança para que a computação em nuvens possa ser utilizada por órgãos governamentais. O importante é que o Núcleo inicial cresça e, em breve, possa auxiliar iniciativas governamentais e privadas relacionadas com segurança e sistemas seguros e que venham a se tornar competitivas em âmbito mundial. Aliás, o reitor da UECE, professor Assis Araripe ressaltou a importância do tema, notadamente quando diversas páginas de órgãos do governo vêm sendo alvo de ataques de hachers.

O Centro atuará desde a concepção da inovação até a transferência de tecnologia, segundo conceitos comprovados de operação de grandes laboratórios norte americanos, e terá como princípio a colaboração de várias entidades públicas e privadas.

Vários são os exemplos nacionais e internacionais da carência de crescimento da área de segurança de informação. Segundo o coordenador-geral do Centro de Estudo e de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais, Cláudio Beato, durante a recente Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social, do Instituto Ethos, em São Paulo, o Brasil gasta R$ 92 bilhões por ano em segurança. Este é um grande indicativo da preocupação do brasileiro com sua segurança. Em particular, recentemente, há um indicativo de um aumento considerável do uso de um meio, outrora ignorado, para atividades ilícitas. O Cyber espaço, o ambiente que reúne todas as mídias digitais, tem se tornado um campo fértil para atividades criminosas que ameaçam de forma direta o cidadão comum e comprometem bilhões de dólares anualmente.

O Brasil quer aumentar sua capacidade em guerra cibernética com uma atuação potente através do recém criado Centro de Defesa Cibernética (CDCiber).  É nessa conjuntura que a UECE teve uma idéia inédita da criação de um Centro, pioneiro no Brasil, que possa auxiliar a capacidade brasileira pública e privada para agir na área de segurança cibernética.