Inaugurado na Fafidam o primeiro Restaurante Universitário da Uece no interior do Estado

17 de abril de 2019 - 17:05 # # # # #

O que antes era um sonho, acompanhado por muita luta, agora é realidade. Foi oficialmente inaugurado na Faculdade Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), em Limoeiro do Norte, o primeiro Restaurante Universitário (RU) da Uece em uma de suas unidades acadêmicas no interior do Estado. O evento de inauguração aconteceu no último dia 5 de abril, com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, que muito apoiou a iniciativa, e da Reitoria da Uece.

Para essa conquista, os primeiros passos foram iniciados em 2013 com a elaboração dos projetos executivo e de aquisição dos equipamentos. Hoje, a concretização dessa ação de assistência estudantil beneficiará, aproximadamente, 1.300 alunos, 110 professores e 52 funcionários da Fafidam.

Ao dar início à cerimônia, o diretor da Fafidam, professor João Rameres Régis, destacou o pioneirismo na Faculdade. “É o primeiro restaurante universitário em uma das unidades do interior da Universidade Estadual do Ceará. Esse pioneirismo sinaliza a importância da existência de um RU em todas as unidades da Uece”. E justificou, “vamos atender aqui pessoas que realmente precisam dessa atenção. Muitos de nossos alunos, assim como das outras unidades, dependem dos serviços do RU para se manter na universidade. Na sua quase totalidade, são jovens oriundos de escolas públicas”.

Para o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “uma Universidade com as características da Uece, multicampi e interiorizada, com mais de 60% de sua comunidade estudantil egressa de famílias de baixa renda, precisa priorizar projetos e ações de permanência acadêmica. Os restaurantes universitários e os refeitórios estudantis fazem parte dessa estratégia. Neste sentido, o restaurante da Fafidam serviu de inspiração e mobilização para os demais projetos. É um sonho que se realiza”.

O reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, destacou que “a importância deste restaurante deve ser compreendida no contexto das políticas de assistência estudantil, como os novos restaurantes a serem implantados, a reforma da residência universitária de Quixadá, as bolsas de permanência estudantil, as novas formas de acesso caracterizadas pela inclusão social e a construção de um acordo com a Associação de Prefeitos do Ceará, visando a garantia dos ônibus que levam estudantes de mais de 100 cidades para nossos campi”.

Em seguida, o reitor declarou oficialmente inaugurado o Restaurante Universitário da Fafidam e convidou a todos para o descerramento da placa e para conhecer as novas instalações.

Estiveram também presentes no evento o pró-reitor de Administração da Uece, Carlos Heitor Sales; a secretária municipal de Educação Básica de Limoeiro do Norte, Maria de Fátima Holanda dos Santos Silva; e a coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 10, Maria Jucineide da Costa Fernandes.