Inauguradas novas instalações do NUPESA

22 de abril de 2015 - 10:39

alt

O prédio do Núcleo de Pesquisa em Sanidade Animal (NUPESA), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que abriga três laboratórios, foi reformado e as novas instalações foram inaguradas na sexta-feira, dia 17 de abril, como parte do calendário de comemorações dos 40 anos de fundação da Universidade.

alt

A primeira etapa de modernização do NUPESA aconteceu em julho de 2012. Agora, além da reforma do prédio, que fica próximo da Torre do Radar Meteorológico, também conhecida como a Torre da Física, o entorno do equipamento passou por processo de urbanização.

alt

No NUPESA ficam os laboratórios de

1. Doenças Parasitárias (LABODOPAR), com 150 m2 de área física assim distribuída: diagnóstico molecular e sorológico, diagnóstico morfológico, sala de estudos e sala de esterilização. Além das atividades de pesquisa o LABODOPAR abriga dois grupos de estudo: leishmaniose visceral e nematóides gastrintestinais de pequenos ruminantes.

2. Química de Produtos Naturais, que realiza um trabalho conjunto com pesquisadores do PPGCV com ênfase no estudo das propriedades anti-helmínticas, leishmanicida e antimicrobiana de extratos de plantas do Nordeste, seus constituintes e derivados sintéticos. Óleos essenciais, alcalóides e acetogeninas são os principais produtos naturais estudados. Este grupo realiza ainda estudo químico e biológico de extratos e constituintes de plantas do Nordeste visando a descoberta de potenciais agentes contra o vírus da dengue, larvicidas contra A. aegypti e compostos antioxidantes.

3. Virologia (LABOVIR), criado em 1997, e tem como temática principal as lentiviroses de pequenos ruminantes no tocante a diagnósticos sorológicos, isolamento em cultivo de células, estudo de drogas antivirais, isolamento de DNA e de proteínas. Conta com parcerias da EMBRAPA CNPC, NUBIS, Banco do Nordeste, UNB, FUNCAP, SECITECE, CAPES, CNPq, Secretaria de Saúde do Ceará, entre outros. Atualmente o Labovir também desenvolve trabalhos com a linha de pesquisa de raiva de calitriquídeos e conservação de amostras de raiva.

alt

Participaram da solenidade inaguração, o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio; o vice-reitor, professor Hidelbrando Soares; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), professor Jerffeson Teixeira de Sousa; o diretor da FAVET, professor Célio Garcia; o coordenador do PPGCV, professor, Dárcio Ítalo Teixeira; a coordenadora do LABOVIR, professora Maria Fátima Teixeira; o coordenador do Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR), professor Vicente José de Figueirêdo Freitas, entre outros servidores.