Implantação do campus de Canindé inaugura nova estratégia de interiorização da UECE

17 de abril de 2021 - 14:10 #

Com autorização do Governo do Estado deu início os trabalhos para elaboração do Projeto de Implantação do Campus da UECE em Canindé.  O projeto representa o início de uma nova estratégia de interiorização da Universidade, como aponta o reitor professor Hidelbrando Soares: “A oferta de cursos de licenciatura foi a estratégia dominante na interiorização de nossa Universidade desde o início desse processo, ainda em 1975. Com a instalação de campi da UECE em diversos municípios do interior do estado, a partir das necessidades das microrregiões, contribuímos, ao longo da história, com grandes resultados para a educação cearense. Para o campus da UECE em Canindé, para além da formação docente, com as licenciaturas, queremos ampliar nossa área de atuação com a oferta de cursos de bacharelado que dialoguem com a vocação regional da microrregião de Canindé. Queremos que o campus de Canindé seja um modelo para nossa universidade nessa nova estratégia de interiorização, que amplia as oportunidades de formação superior para juventude interiorana.”

Esse foi o tom da reunião virtual que ocorreu na manhã do dia 14 de abril entre a Administração Superior da UECE e a equipe da Prefeitura de Canindé para definir estratégias e apresentar procedimentos para a construção do projeto de implantação do campus da Universidade Estadual do Ceará no município.

Estavam presentes o reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares; o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel; a assessora-chefe da Assessoria Jurídica, Roberta Nunes; o deputado federal José Guimarães; a prefeita de Canindé, Maria do Rozario Ximenes; o vice-prefeito de Canindé, Ilomar Vasconcelos; a presidenta da Câmara de Vereadores, Karlinda Coelho, e demais participantes da alta gestão da prefeitura.

Na ocasião, foram apresentadas as etapas que devem ser seguidas para a implantação do campus. Inicialmente, o projeto será dividido em duas etapas. A primeira é a descentralização de cursos, contemplando cursos já existentes em outros campi da Universidade, e a segunda, a instalação de um novo campus da UECE em Canindé. Ao final da reunião foi constituído o Grupo de Trabalho Interinstitucional, envolvendo a UECE e o Poder Executivo Municipal para dar prosseguimento aos trâmites de implantação.