III Seminário e Mostra Leme de Fotografias e Filmes Etnográficos

24 de agosto de 2010 - 13:29 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), através do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade (GEPE) e do Laboratório de Estudos em Movimento Étnicos (LEME), realiza, no período de 26 a 28 de agosto, o III Seminário e Mostra Leme de Fotografias e Filmes Etnográficos. A abertura do evento tem inicio às 8h da manhã, no Auditório Padre Luís Moreira, no Centro de Humanidades (CH) da UECE.

A Mesa Redonda que abre o evento, com o tema “De Volta ao Ritual: mais reflexões a partir dos Índios do Nordeste, será coordenada pelo professor pesquisador Edmundo Pereira da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Durante o III Seminário do LEME serão realizadas exposições de ensaios fotográficos e exibição de filmes etnográficos, apresentação de trabalhos. Segundo a Comissão Organizadora, os trabalhos serão exibidos a partir da seleção e do cumprimento dos procedimentos de inscrição. Todas as atividades do encontro serão desenvolvidas no Auditório Padre Luís Moreira do CH.

Para o coordenador geral do Seminário, professor Max Maranhão Priosky Aires, temas como Moblizações Étnicas, Políticas Públicas e o Reconhecimento de Direitos Culturamente Diferenciados num Mundo Globalizado serão mais debatidos no referido encontro.

O Laboratório de Estudos e Movimentos Étnicos – LEME é um espaço de interlocução e pesquisa para estudiosos preocupados com os processos culturais de mobilização dos grupos étnicos principalmente da região Nordeste, suas formas de interação social e suas perspectivas de desenvolvimento. O Laboratório possui as seguintes linhas de pesquisa: Etnicidade, estudos em processos de mobilizações culturais e políticas em contextos de relações interétnicas; Etnodesenvolvimento, pesquisas acadêmicas e aplicadas em planos de sustentabilidade em comunidades étnicas.

O Seminário conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES) / Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP).
Mais informações nos telefones 3101.9887 ou 8625.3287 com Maíra.

Confira a Programação