III SEMGIZC debate Zona Costeira

8 de dezembro de 2009 - 13:14 #

Com o objetivo de reunir pesquisadores, professores, estudantes e estudiosos da gestão integrada e o desenvolvimento sustentável das zonas costeiras foi aberta na manhã de hoje (08/12), no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus do Itaperi, o III Seminário de Gestão Integra da Zona Costeira, que se encerrará na próxima sexta-feira (11/12). Após a solenidade de abertura, presidida pelo Vice-Reitor da UECE Antônio de Oliveira Gomes Neto, no em exercício da Reitoria, foi realizada a primeira conferência sobre o tema “Políticas Reestruturantes do Litoral”, tendo como conferencistas os presidentes da Companhia Docas do Ceará, Sérgio Novaes, e da CEARAPORTOS, Erasmo da Silva Pitombeira.

Ao abrir a solenidade, o Reitor em exercício, prof. Gomes, falou da importância do evento para o desenvolvimento sustentável das cidades litorâneas. Ao falar, a superintende da SEMACE, Lúcia Teixeira, aproveitou a ocasião para propor a criação de um consórcio para implantar seis unidades de conservação no entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. As seis unidades a que ela se referiu são três áreas de preservação ambiental, dois Parques Botânicos e uma Estação Ecologia situada em dois municípios, Caucaia e São Gonçalo do Amarante. A Superintende da SEMACE disse que a proposta é de que o consórcio seja composto de duas universidades públicas, UECE e UFC, o do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e uma universidade privada, a UNIFOR. Esse consórcio é que ficará responsável pela implantação de tal projeto e os trabalhos para que isso aconteça já começam no início de 2010.

O diretor do Labomar, prof. Manoel Furtado, falou também da importância do III Seminário de Gestão Integra da Zona Costeira, que tem como uma das preocupações, a gestão costeira. Lembrou que 70% da população do mundo vivem na Zona Costeira, assim como o turismo se utiliza bastante dessa região. O professor pesquisador Jáder Onofre de Morais é o presidente do III Seminário de Gestão Integrada da Zona Costeira, cuja coordenação é do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica – LGCO.

A solenidade de abertura do III SEMGIZC contou com a presença também, do diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), prof. Jackson Sávio, da coordenadora da Pós-Graduação em Geografia, professora Luzia Neide Coriolano, da coordenadora do curso de Geografia da UECE, Maria Lúcia Brito da Cruz, representantes das Universidades Federal do Rio de Janeiro, Dr. Dieter Muehe, Federal Fluminense, Dr. Guilherme Fernandez, e Federal de Sergipe, Dra. Maria Ana Matos, professores e alunos da UECE e UFC e de outras Instituições de Ensino Superior.

Mais informações no site: www.uece.br/semgizc ou LGCO pelo telefone 3101.9786.