II Encontro UECE de Ciência de Animais de Laboratório debate ética, biossegurança e bioterismo

2 de abril de 2009 - 15:33

Cientistas, pesquisadores e estudiosos interessados em debater a problemática da ética e tecnologia de animais de laboratório estarão reunidos em Fortaleza, nesta sexta-feira (03/04), por ocasião do II Encontro UECE de Ciência de Animais de Laboratório – II Animal Lab UECE 2009. Presidida pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), prof. Assis Araripe, a solenidade será aberta às 8h, no Auditório Paulo Petrola, no prédio da Reitoria, Campus do Itaperi. No encontro estarão presentes representantes de universidades cearenses, como a UFC, UNIFOR, Christus e de outros Estados brasileiros. No encerramento do evento serão proferidas duas palestras: “O Biotério em IES(Instituição de Ensino Superior) particulares:o biotério da Faculdade Christus-Fortaleza” pelo prof. José Lima de Carvalho, e “A FUNCAP e o incentivo aos biotérios do Estado do Ceará” pelo presidente da FUNCAP, Tarcísio Haroldo Pequeno.

Promovido pelo Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas (CMACF) do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o evento abriu hoje, quinta-feira (02/04), somente o minicurso “Introdução à Biossegurança e Bioterismo”, que acontece paralelo ao II Animal Lab UECE 2009, prolongando-se até o próximo dia 7. Entre os conferencistas convidados estão o prof. Rovilson Gilioli, da UNICAMP – SP e presidente do Conselho Técnico do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (CEMIB), único biotério da América Latina e credenciado pelo International Council for Laboratory Animal Science (ICLAS), o prof. Marcelo Morales, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica, a profa. Delma Pegolo Alves, da UNICAMP – São Paulo, e diretora do CEMIB, além de outros. Estará presente também ao evento A Dra. Valdenize Tiziani, ex-diretora Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), e coordenadora do Projeto Estruturante do Ceará.

O evento contará com mais de 150 pessoas entre alunos do mestrado e do doutorado, graduandos, pesquisadores e interessados na problemática da ética e tecnologia de animais de laboratório. O encontro terá carga horária de 8 horas e os participantes receberão certificado que será entregue via e-mail. Informações pelo fone 3101-9814 ou pelo site www.uece.br/animalabII.

Segundo a  coordenadora dos trabalhos, Profa. Dra. Vânia Marilande Ceccatto, os dois eventos contam com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE) CEMIB, Banco do Nordeste, Bradesco e Organização Christus