II Encontro da Renorbio é encerrado na Fiocruz Ceará

3 de dezembro de 2019 - 13:19

Cerca de 500 pesquisadores do Nordeste e do Espírito Santo participaram do encontro que discutiu avanços alcançados em temas estratégicos relativos à biotecnologia em saúde, agropecuária, recursos naturais e indústria. Além de promover a integração entre os pesquisadores, o evento também estreitou a relação de setores produtivos da área de biotecnologia com a academia.

No encerramento do evento que ocorreu na tarde do último dia (29), na sede da Fiocruz Ceará, o reitor da Uece destacou “Quero declarar o orgulho que a Uece tem dessa experiência com o Renorbio: estivemos entre os pioneiros da elaboração do modelo, fomos nós os responsáveis pela aplicação do projeto junto à CAPES, coordenamos a rede em seus primeiros seis anos. Tivemos nos Professores Nunes e Paula Lenz grandes baluartes. A Uece tem apenas 44 anos de existência, mas superou rapidamente o esforço de instalação de um grande parque de graduação, a princípio vocacionado para a formação de professores e para a interiorização da educação superior no Ceará; também instalou grande parque de pós-graduação stricto sensu e pesquisa básica; agora junta esforços para dar robustez a NIT, Incubadora, Parque Tecnológico. Ficamos felizes em poder estar presentes neste encerramento: para dar um testemunho, expressar um agradecimento e fazer votos de continuidade dessa importante parceira”

Para o presidente do IPREDE, Dr. Sulivan Mota “Eu queria apenas dar o testemunho também, eu dirijo uma entidade que é uma ONG puramente social, que trabalha com transformação social. Começou com crianças com desnutrição de alto grau, hoje trabalha com desenvolvimento da primeira infância, formando capital humano para essa tarefa, quando a habilidade social se encontra mais que nunca atrelada às inovações tecnológicas”

O encontro teve inicio no dia (26), no auditório da Fiocruz Ceará, e foi promovido pela Rede Nordeste de Biotecnologia-RENORBIO, responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.

O evento contou com a participação do Secretário de Ciências, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, que na ocasião ressaltou “a ciência e a tecnologia como alicerces para o desenvolvimento do país. Não há projeto de desenvolvimento no mundo sem investimento em ciência e tecnologia. Só assim teremos uma nação forte, com melhor qualidade de vida para a população, e com menos desigualdade social”, afirmou o secretário.

A professora Isabel Florindo Guedes, coordenadora deste II Encontro, elogiou o trabalho realizado pela RENORBIO e pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), cuja aprovação do Doutorado foi informada pelo reitor da Uece, dando encerramento ao evento com os agradecimentos de praxe.

O evento contou com uma vasta programação, além das palestras com especialistas renomados, os participantes tiveram acesso a minicursos e estandes de empresas apoiadoras e/ou parceiras.