II Diálogos sobre Violência e Familiar está com inscrições abertas

15 de abril de 2014 - 10:46

alt

Estão abertas as inscrições para o II Diálogos sobre a Violência Doméstica e Familiar, realizado pelo Núcleo de Apoio a Pessoas em Situação de Violência Doméstica e Familiar (NAVI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no período de 05 a 07 de maio de 2014, no auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.

Nesta segunda edição do evento, que tem como tema Religião e Gênero, constitui foco dos diálogos os caminhos pelos quais as diferentes doutrinas religiosas têm contribuído para os processos de afirmação identitária.

Gênero é uma aspecto fundamental da identidade social, presente nas diferenças de status, poder e prestígio; na estruturação de papéis e relações entre sujeitos, grupos e coletividades.

Não obstante à tese da secularização, a religião continua como uma força significativa na sociedade contemporânea, com sistemas definidos de autoridade, ética e moralidade. Em muitos desses sistemas, determinadas identidades de gênero são proscritas, as mulheres são excluídas do poder e os discursos religiosos passam ao largo das perspectivas de construção de uma cultura igualitária de gênero.

Os II Diálogos sobre a Violência Doméstica e Familiar representam a possibilidade de debater as influências das diversas doutrinas religiosas na estruturação das relações sociais.

O evento é aberto à comunidade acadêmica (alunos, pesquisadores e professores), bem como aos representantes de organizações religiosas e da sociedade civil.

O II Diálogos sobre Violência Doméstica e Familiar conta com a parceria dos Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da UECE, do Observatório da Violência contra a Mulher (OBSERVEM), do Mestrado Acadêmico em História e Culturas (MAHIS) e do Curso de Ciências Sociais.

Saiba mais e faça sua inscrição aqui