II Corrida e Caminhada Vida e Saúde Uece se consolida em Fortaleza

21 de maio de 2018 - 17:11

 

alt

A Corrida e Caminhada Vida e Saúde Uece 2018, realizada no domingo (20/05), chegou à segunda edição se consolidando, cada vez mais, no calendário de corridas de rua de Fortaleza.

“A gente tem uma carência muito grande de corrida nessa região da Cidade, a maior parte acontece na região mais próxima à praia. Esse talvez seja um dos grandes benefícios dessa corrida: mobilizar a população nessa região, que é tão carente desse tipo de atividade”, afirma o coordenador do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará, Adriano César Loureiro, um dos organizadores da corrida.

 

alt

 

Segundo ele, o objetivo é que o evento seja realizado rotineiramente nos próximos anos. Com mais de 600 inscritos nesta edição, a perspectiva é de que o público cresça ainda mais nas próximas corridas.

Para o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Ceará, Jorge Henrique Monteiro, a organização do evento atendeu a todas as expectativas. “Esse equipamento (Complexo Poliesportivo do Itaperi) é fantástico. Depois da corrida, você tem um ginásio desse, com todo esse aparato de estrutura, de distribuição de brindes, de premiação. É um evento que tem tudo para entrar no calendário de corridas de rua do Ceará”, avalia.

 

alt

 

Na manhã quente e ensolarada de domingo, estavam lado a lado atletas profissionais e amadores, que, além da prática da atividade física, também encaravam o momento como uma oportunidade de lazer, inclusive com a participação de diferentes gerações de famílias correndo unidas.

Neusa de Oliveira Almeida, de 59 anos, estava ainda com todo o pique, mesmo depois da caminhada de 2km. Há seis anos ela participa do Caminhando pela Vida (Capevi), projeto de extensão da Uece, e, ao ser questionada se percebe uma melhoria da qualidade de vida, a resposta vem de pronto: “Armaria. Eu sentia uma dor na perna, não subia escada. Agora eu subo correndo”, afirma entre risos.

 

alt

Já Lucineide Maia, de 65 anos, ainda é iniciante na atividade física e, mesmo assim, estava no pelotão dos que primeiro chegaram na caminhada. Essa é a segunda corrida que ela participa. “Senti a necessidade de viver. A minha irmã  já participa há vários anos (das corridas) e me incentivou. É outro estilo de vida. Isso aqui é um estímulo para que eu tenha uma vida mais agitada e com melhor qualidade”, comenta.

Correr é o meio de ganhar a vida para o atleta Gilson de Souza, 29 anos, vencedor geral da categoria 10 km. Ele afirma se dedicar profissionalmente ao atletismo há 18 anos e já perdeu as contas das corridas ganhas. Sobre a rotina de treinos, ele comenta que “o mais difícil é treinar todo dia, dois períodos, manhã e tarde”. E completou: “Estou feliz com o resultado e agora é se preparar para a próxima.”

alt

O vencedor geral dos 5 km, Dioclécio Rodrigues, 29 anos, conta que é preciso compatibilizar a rotina de trabalho como auxiliar de produção com os treinos. “Eu dou o máximo (no treinamento) e hoje tive a oportunidade de me sagrar campeão”, comemora.

No sábado (19/05), véspera do evento, foi realizado o I Meeting de Corrida, que contou com a presença do professor de Educação Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gilmário Mendes Madureira, que é treinador olímpico  e de maratonistas, incluindo da atleta Marily dos Santos.

 

alt

 

Além disso, ocorreu um evento científico que reuniu especialistas para discutir diversos aspectos da corrida de rua. “Foi um dia de palestras e mesa-redonda tratando de diversos assuntos sob a ótica de diversos profissionais de diferentes áreas, como Fisioterapia, Educação Física, Nutrição”, comenta o organizador do Meeting e professor do curso de Educação Física da Uece, André Accioly.

 

alt

Os participantes receberam orientações na véspera da corrida, durante a distribuição dos kits, dos estudantes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com distribuições de panfletos e realização de avaliações antropométricas. No pós-evento, também foram ofertadas aulas de ritmo.

 

alt

 

A II Corrida e Caminhada Vida e Saúde é um evento realizado pela Uece e organizado pela coordenação e alunos do curso de Educação Física, em parceria com o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e oficializada na Federação Cearense de Atletismo.