II Caravana Solidária dos Sertões

4 de maio de 2017 - 14:08 #

Foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de abril, a II Caravana Solidária dos Sertões, um evento promovido pelo Grupo Cristão Mãos de Luz e pela Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com o apoio da Construtop-Fortaleza e entidades locais como a Casa da Caridade, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Lyons Clube de Quixadá.

alt

O evento representa o cristianismo em ação, com atendimento material de entregas de cestas de alimentos (20 Kg cada), de brinquedos e alimento espiritual.

Com essência da Organização Não Governamental (ONG), do Grupo Cristão Mãos de Luz, o encontro representou um exemplo de tolerância religiosa das diferentes correntes cristãs, estando unidos, católicos, evangélicos e espíritas com um único propósito de fazer o bem ao próximo.  Foram contempladas as cidades de Jaguaretama  e Quixadá com 250 cestas alimentícias cada, onde foram atendidas 500 famílias (aproximadamente 2.000 pessoas) com um total de 10 toneladas de alimentos.

alt

A ação em Quixadá mobilizou mais de 200 voluntários em uma carreata de 50 carros. Por questões de logística, no município de Jaguaretama, o Grupo Cristão Mãos de Luz fez a entrega de 250 cestas no dia 28 de abril, à instituições Católica, Espírita e Evangélica, que foram encarregadas de selecionar as famílias (cadastro prévio) e proceder a distribuição das cestas. Já no município de Quixadá, os alimentos foram entregues no dia 29/04/17, pelos cerca de 200 participantes (crianças, adolecentes, estudantes e professores da FAVET, militares, empresários e diversos profissionais liberais) da caravana, oriundos de Fortaleza e Quixadá.

alt

O Grupo realizou além da distribuição de cestas de alimentos, uma visita em cada casa beneficiada, levando uma palavra amiga, orientação de práticas sanitária, orientações médicas e cuidados com os animais (vacinação). Os critérios para a seleção das famílias carentes foram a presença de pessoas doentes, idosos e o número de crianças e a condição de infraestrutura da residência.

alt

A UECE facilitou a participação dos alunos cedendo um ônibus para o transporte dos estudantes até Quixadá. Participaram da ação mais de 40 universitários principalmente da FAVET e 11 professores sendo 10 da FAVET e uma professora do curso de Nutrição.

Para o coordenador da Caravana, professor José Ricardo de Figueiredo este tipo de ação permite aos participantes a vivência de contrastes sociais contribuindo, sem dúvida alguma, para a formação humanística dos alunos. Comparada a primeira Caravana Solidária dos Sertões. O número de cestas distribuídas foi quadruplicado e de participantes mais que duplicado.