Projeto do Iepro e Secultfor mapeia bens materiais e imateriais de Fortaleza

17 de junho de 2015 - 11:09

Quais são os bens materiais e imateriais da cidade? Quais os seus valores artísticos, religiosos, arquitetônicos, históricos ou afetivos para o fortalezense? Com o intuito de identificar, mapear, reconhecer, valorizar e preservar estes bens, foi lançado o Inventário do Patrimônio Cultural de Fortaleza, uma parceria entre o Instituto de Estudos, Pesquisa e Projetos (Iepro), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio do Convênio Iepro/Secultfor N.º 033/2013.

Passeio Público é um dos bens materiais da cidade.

Foto: Nely Rosa/Prefeitura de Fortaleza

Devido à grande quantidade e diversidade de patrimônio cultural fortalezense, iniciou-se o trabalho no bairro do Centro. Gênese da cidade que encerra memórias e marcos da sua evolução e manifestações culturais, urbanas e arquitetônicas ao longo do tempo, este estudo servirá de modelo à análise dos restantes bairros da cidade.

Através de seleção pública, foi contratada uma equipe multidisciplinar com experiência comprovada no ramo e com disponibilidade para realização do trabalho em dois meses, composta por uma arquiteta, um historiador, um cientista social, três estudantes de Arquitetura, três de História e três de Ciências Sociais).

Os trabalhos, que começaram em janeiro deste ano, abrangeram diferentes atividades, desde ações de formação no âmbito do Patrimônio Cultural, para os bolsistas graduandos; elaboração de Metodologia para o Inventário e para o (Sistema Municipal de Patrimônio Cultural (Sipac); pesquisa e recolha de informação sobre patrimônio cultural do Centro de Fortaleza; visitas técnicas aos locais inventariados e levantamento fotográfico; elaboração de mapas; elaboração dos relatórios técnico e de prestação de contras.

O trabalho estruturou-se em três grandes blocos complementares que refletem no seu conjunto, o patrimônio cultural de Fortaleza e permitem o seu estudo sistemático e exaustivo, além de constituírem uma ferramenta de gestão e divulgação eficaz.

O primeiro bloco foi o mapeamento, quando foram identificados 24 conjuntos de praças, 44 imóveis tombados ou de interesse patrimonial e de 14 bens imateriais do Centro. O segundo foi o inventário. Cadastrou-se, em fichas específicas que abordam o patrimônio material e imaterial, oito conjuntos de praças, oito imóveis e três bens móveis ou integrados (que servirão de modelo para futuros cadastros). O terceiro bloco corresponde ao Tombamento/Registro de Bens Culturais e será mais desenvolvido numa segunda fase do projeto.

O Sistema Municipal de Patrimônio Cultural foi desenvolvido com o objetivo de criar uma ferramenta técnica, para conhecimento, gestão e preservação do Patrimônio Cultural de Fortaleza, colocando em comunicação diferentes setores da Prefeitura, permitindo à população em geral conhecer de forma ampla e efetiva os bens culturais, assim como as restrições, recomendações e diretrizes relativas à preservação destes patrimônios, dar uma resposta efetiva às políticas federais, de cultura e preservação do Patrimônio, colaborando para o Inventario do Patrimônio Cultural Nacional e o Sistema Nacional do Patrimônio Cultural (SNPC), que integra o Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Após o necessário período de testes, o sistema será disponibilizado através da internet para a população em geral que terá não só acesso a informações diversas, mas também ferramentas interativas, através das quais poderá colaborar com a proteção do sobre o Patrimônio Cultural de Fortaleza.