I Turma de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde conclui curso

7 de dezembro de 2012 - 11:18

 

 

Uma parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), a Escola de Saúde Pública da FIOCRUZ/ENSP e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SEGTES), do Ministério da Saúde, possibilitou formar a 1ª Turma de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde,  do Programa de Qualificação e Estruturação do SUS – ProgeSUS 2011/ 2012.

O curso tem por  objetivo maior formar dirigentes e equipes que atuam na área de gestão de pessoas no SUS das secretarias de Saúde, para condução de modelos de gestão do trabalho comprometidos com as políticas públicas e os processos de mudanças nas estruturas organizacionais da área.

A solenidade de encerramento da 1ª Turma foi realizada segunda-feira, dia 3,  no Hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar. Presentes à solenidade de encerramento estavam o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio; o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos; a coordenadora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES), doutora Lúcia Arruda; doutora Neuza Moysés, da Fiocruz (RJ) e coordenadora Nacional da Especialização; e o professor Augusto Martin, da UECE e coordenador Estadual da Especialização.

O professor Jackson Sampaio reiterou a parceria institucional realizada, destacando que a UECE é a única universidade estadual do Brasil envolvida na formação dos gestores no seu Estado e celebrou a produção de monografias dos alunos estimulando-os para que publiquem seus trabalhos.

O secretário de Saúde externou sua alegria em poder contar com 25 gestores especialistas nesta área da gestão do trabalho e da educação no SUS, que é um campo novo e escasso ainda nas formações dos profissionais de saúde no Brasil. Em seguida a coordenadora de Gestão do Trabalho ressaltou a importância e a disponibilidade da parceria UECE/SESA, neste processo e nos demais, acrescentando  que a UECE é devotada para devolver à sociedade o que produz, ou seja, o conhecimento.

O coordenador Estadual do curso destacou os produtos do longo de um ano, como produções textuais, pesquisas de campo e debates realizados pela web rádio ajir (www.uece.ajir.com.br), que possibilitou que outros profissionais dos serviços, dos doze municípios, participassem também das aulas em sistema on line (com áudio e vídeo em tempo real). Por fim, a aluna Maria Eurice Marques de Morais, funcionária da SESA, agradeceu a todos pela oportunidade de fazer o curso em uma área de suma importância para o SUS e destacou que todos os concluíntes se sentiam honrados em poder contar com um certificado de especialista emitido pela UECE.

Formaram-se 25 gestores no campo da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde que atuam em 12 municípios do Estado do Ceará, sendo eles: Horizonte, Fortaleza, Cratéus, Eusébio, Guaiúba, Maracanaú, Ocara, Caucaia, Milhã, Pentecoste, Maracanaú e Guaramiranga.