I Simpósio Eletrônico de História do Ceará recebe inscrições

25 de outubro de 2018 - 17:29

O evento que será realizado, em sua maior parte online, acontecerá de 3 a 16 de dezembro. Quem quiser submeter um Resumo Expandido o prazo final para inscrição encerra dia 29 de outubro.

Em uma perspectiva diferenciada, de utilizar as tecnologias da educação, para aproximar as produções historiográficas e a troca de conhecimentos, o curso de História da Faculdade Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE), na modalidade de Educação a Distância (EaD),  realizará de 3 a 16 de dezembro, o I Simpósio Eletrônico de História do Ceará ( Simehisce). As inscrições estão abertas em duas categorias: Leitor/ouvinte e Comunicador, cuja participação requer a submissão de um artigo expandido de até quatro laudas, a ser enviado até o dia 29 de outubro. A certificação é de 60 horas e 100 horas, respectivamente para os participantes que cumprirem as diretrizes divulgadas no blog do evento.

Em Fortaleza, haverá um momento presencial de abertura e de encerramento do Simehisce, e nos polos da UAB, do Ceará, serão realizadas conferências de encerramento. Contudo, a maior parte do evento acontecerá no ambiente online do blog. Lá acontecerão os Simpósios Temáticos divididos em quatro eixos: 1. Relações de Poder; 2. Memória e Oralidade; 3. Cultura e Linguagens e 4. Ensino de História e suas Tecnologias. No blog serão publicados os Resumos Expandidos que forem selecionados pela Comissão Científica do Simehisce e logo abaixo do texto, na caixa de comentários, os Leitores poderão fazer comentários, observações ou perguntas aos Comunicadores, que por sua vez, deverão interagir com o público. Desta forma, Leitor e Comunicador garantem sua participação e certificado ao final do evento.

O Prof. Ms. Thiago da Silva Nobre, da comissão organizadora do Simehisce, explica que essa metodologia foi escolhida para acolher melhor os estudantes, apesar das distâncias geográficas: “Esperamos com isso, possibilitar uma ampla participação e fomentar relevantes discussões historiográficas sobre o Ceará, nas suas mais variadas perspectivas, abordagens e metodologias”.

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Silvana de Sousa Pinho (Coordenadora Lic. História a Distância – FADIDAM/UECE)

Prof. Ms. Thiago da Silva Nobre

Profa. Ms. Camila Silveira