I Seminário de Linguística Aplicada discute violência contra mulheres

25 de novembro de 2015 - 14:50

Será realizado nesta quinta-feira, 26, das 9h às 12h, no Centro de Humanidades (CH), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o I Seminário de Linguística Aplicada, com o tema “As múltiplas faces da violência contra as mulheres”.

O evento será promovido pelo grupo de pesquisa Pragmática Cultural, Linguagem e Interdisciplinaridade, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática (NIPRA), do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A data do Seminário foi escolhida em homenagem ao Dia da Não Violência Contra a Mulher, comemorado nesta quarta-feira, 25. A atividade é baseada no trabalho de pesquisa desenvolvido no PosLA: A relação entre linguagem, gênero e violência.

Na programação exibição de curtas, palestras, roda de conversa e discussões. O evento acontecerá na sala 3, no CH, na Avenida Luciano Carneiro, 345 – Bairro de Fátima.

Veja abaixo programação completa:

MANHÃ

09h – A violência linguística – Adriana Martins (Posla/UECE)
09h30 – Exibição do curta-metragem “Maioria Oprimida”
10h – Análise do curta-metragem “Maioria Oprimida” – Luana Lucena (Posla/UECE)
10h30 – Violência contra a mulher – Larissa Pinheiro (Marcha Mundial das Mulheres)
11h – Discussão

TARDE

14h – Exibição do curta-metragem “Nêgas de Pano”
14h30 – Violência contra a mulher negra – Stephany Sousa (Marcha das Mulheres Negras)
15h30 – A representação da mulher negra nas músicas de Elza Soares – Morgana Lima (PPGL/UFC)
15h30 – Violência de gênero e raça no grupo Tambores de Safo – Gabriela Costa (PosLa/UECE)