I Seminário de Licenciatura Internacional da UECE

1 de agosto de 2013 - 20:44 #

O Programa Licenciaturas Internacionais (PLI) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, destinado à seleção de propostas de parceria universitária entre cursos de licenciatura brasileiros e universidades portuguesas parceiras, visando à realização de graduação sanduíche com dupla diplomação de estudantes brasileiros. O Programa tem vigência de dois anos. Ao concorrer pela segunda vez ao PLI, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) obteve, em 2013, a aprovação de dois projetos.

O Programa é voltado à diversificação curricular dos cursos de licenciatura brasileiros, tendo como prioridade o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, além da ampliação das oportunidades de formação de licenciandos nas áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Português, Artes e Educação Física.

Em 2012, a UECE, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), aprovou o projeto “Novos horizontes na formação inicial de professores de ciências: matemática, física, química e ciências biológicas”. Em setembro do ano passado, foram encaminhados sete alunos de graduação para a Universidade de Porto, vinculados às licenciaturas nas áreas mencionadas.

Em 2013, a UECE concorreu novamente ao Programa no Edital PLI/CAPES Nº 017/2013 e conquistou a aprovação de dois projetos, que são os seguintes: “Caminhos da formação: tecendo redes de experiências formativas em Matemática e Física entre estudantes brasileiros e portugueses”; e “Novas perspectivas na Formação Inicial de Docentes de Biologia e Química”.

As propostas selecionadas possibilitarão graduação sanduíche na Universidade do Porto, para treze alunos dos cursos de Biologia, Química, Física e Matemática da UECE, com dupla titulação aos estudantes, que permanecerão em Portugal por dois anos, com bolsa do Governo Federal. Para participar do Programa, os alunos deverão cursar o segundo ou terceiro semestre da graduação na UECE e serem oriundos de escolas públicas.

Serviços:

Evento: I Seminário de Licenciatura Internacional da UECE