I Seminário de Conscientização do Autismo teve início nesta terça-feira, 31

31 de março de 2015 - 18:51

Teve início na manhã desta terça-feira, dia 31, no Auditório Paulo Petrola, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o “I Seminário de Conscientização do Autismo: refletindo suas singularidades e política de acesso aos direitos sociais”.

O evento, organizado pelo curso de Serviço Social da UECE, é coordenado pela professora Adinari Moreira de Sousa, que teve a ideia do Seminário a partir de sua própria experiência, pois é mãe de autista.

O primeiro dia do evento revela o interesse da população quanto ao tema. São, em média, 300 participantes que ocupam o Auditório Paulo Petrola e também o Auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), para onde foi feita uma transmissão ao vivo. De acordo com Adinari Moreira, foram mais de 1.000 solicitações de inscrição pelo site.

alt

Na plateia, profissionais de diversas áreas como da Educação, Psicologia, Serviço Social, além de pais e familiares de autistas que vieram não só de Fortaleza, mas de outras cidades como Guaiúba, Pentecoste e Sobral.

alt

O evento foi iniciado com apresentação da Orquestra Transversal da UECE que, em seu repertório, presenteou o público com a “primeira mundial”, ou seja, composição tocada pela primeira vez, chamada “Ondas”, do aluno do sexto semestre do curso de Bacharelado em Composição da UECE, Pedro Madeira.

Professor do curso de Música, Heriberto Porto, e Pedro Madeira

Para compor a mesa de abertura foram convidados o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, o diretor do CESA, Vladimir Spinelli, a coordenadora do curso de Serviço Social, Ruth Ribeiro Bittencourt, a vice-coordenadora do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Lúcia Conde, e a representante da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (ABRAÇA), Fátima Dourado.

alt

Como médico psiquiatra, o reitor Jackson Sampaio contribuiu com o evento ao falar dos transtornos mentais e das novas teorias sobre o autismo, que destacam a lógica comportamental que fundamenta o processo, e parabenizou a todos pelo envolvimento nessa ação civilizatória. Todos na mesa parabenizaram a iniciativa do evento, em especial, à coordenadora do Seminário que, de acordo com a professora Ruth Ribeiro, “transformou seu problema cotidiano em uma causa”.

Professora Adinari Moreira

O I Seminário de Conscientização do Autismo terá continuidade até o final da tarde desta quarta-feira, dia 1º de abril, com debates, lançamento de livro, música e filme sobre o tema. A escolha da data do evento se deu pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que será comemorado no dia 2 de abril. Até lá, o prédio da Reitoria da UECE permanecerá iluminado na cor azul como marca mundial simbólica da luta.

Veja programação completa.