I Semana Científica Cultural debate em Orós Educação a Distância

21 de outubro de 2010 - 20:02 #

A I Semana Científica Cultural do Pólo de Orós vai reunir de 4 a 6 de novembro, no município de Orós, a 438 km de Fortaleza, cerca de 150 participantes, para  debater, entre outros temas, a crescente inserção do aluno dos cursos semipresenciais da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e demais instituições. A solenidade de abertura do evento será às 18h30, na Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Epitácio Pessoa, com a palestra da Profa. Evanise Batista Frota, que falará sobre o tema “A Universidade aberta do Brasil”, tendo como debatedoras as professoras Eveline Sólon Barreira Cavalcanti, Lucila Pereira da Silva Basile e Inez Beatriz Castro Martins.

Segundo a professora Eveline Sólon Barreira Cavalcanti, uma das coordenadoras da I Semana Científica e Cultural, as inscrições dos participantes e de trabalhos podem ser realizadas até a próxima quarta-feira (27/10), através do site www.uece.br, e tem como público alvo alunos de graduação, pós-graduação, professores, profissionais e demais interessados. Estão convidados a participar do evento pesquisadores, professores, alunos e profissionais atuantes na área de Formação e Pesquisa em Educação à Distância, que deverão submeter os trabalhos em forma de comunicação oral ou painéis sobre tema livre.

A organização da I Semana Científica e Cultural é da coordenação dos Cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Artes Plásticas modalidade semipresencial. De acordo com a professora Eveline, a iniciativa pretende estimular os alunos à produção de trabalhos de natureza científica e artística, bem como promover atividades complementares que contribuam com a formação geral do aluno por meio de discussões entre estudantes e profissionais envolvidos.

O evento contará com uma programação diversificada que inclui palestras, mesa redonda, comunicação de trabalhos, oficina de arte e apresentações artísticas culturais. Serão oferecidas aos participantes outras atividades como o lançamento do projeto de Extensão Cine Parede, um cineclube com projeção de filmes na praça e discussão dos temas abordados sob a responsabilidade dos alunos do Curso de Licenciatura em Artes Plásticas.

A Educação a Distância é uma realidade bem sucedida na Universidade Estadual do Ceará. A importância dessa nova modalidade de ensino consiste em diminuir as dificuldades de acesso de uma parcela da população à educação superior, especialmente aquela decorrente das adversidades geográficas e econômicas do nosso Estado. Além disso, essa modalidade de ensino agrega em suas estratégias pedagógicas à inserção das novas tecnologias aplicadas a educação (internet, vídeo conferencia, chats, etc.). Tais ferramentas de comunicação, perfeitamente adequadas à vida contemporânea por sua notável mobilidade, favorecem uma adequação a necessidade do aluno e seu pleno gerenciamento do estudo no que se referem ao tempo e espaço (local).

Informações: (85) 3101-9962 Secretaria de Educação a Distancia da UECE