I Jornada de Gênero engrandeceu Semana Universitária da Feclesc

20 de novembro de 2015 - 20:22

A Semana Universitária da Faculdade de Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), Campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Quixadá, realizada no período de 9 a 13 de novembro, ganhou, este ano, o reforço de um evento extra: a I Jornada de Gênero da Feclesc, organizada pelo Grupo de Estudos Gênero, Cultura e Sociedade.

alt

“Discutir cientificamente as relações de gênero na sociedade é uma necessidade urgente, prova disso é o crescimento das linhas de pesquisa que tratam do tema e da orientação do Ministério da Educação para que sejam abordados conteúdos que orientem, nas escolas, a discussão da equidade de gêneros”, justifica a coordenadora da Jornada e professora do curso de Letras, Vania Vasconcelos.

alt

O evento consistiu em uma série de mesas redondas, debates e apresentações artísticas que envolveram temas como gênero, violência, mídias e literatura, além da campanha “Feminismo Solidário”, que teve como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal para a Comunidade Novos Horizontes, localizada na Serra do Urucu, em Quixadá.
Houve também o cine clube debate que levou aos participantes uma seleção de filmes com debates das relações de gênero, o que possibilitou unir entretenimento e cultura às discussões acadêmicas que já aconteciam durante as aulas.

De acordo com a aluna Gisele Andrade, “a I Jornada de Gênero da Feclesc foi um evento memorável que plantou em todos nós do Sertão Central o desejo de mudança. Com esse evento pudemos  refletir sobre a condição da mulher em nossa sociedade e a vontade de ser a voz das que nunca puderam falar”.

A coordenadora do evento diz que em todos os momentos da Jornada, as salas estiveram cheias. “O sucesso se deve, sobretudo, à atualidade do tema”, enfatiza Vania.

alt

Participaram das mesas redondas as professoras do curso de Direito, da Universidade Rainha do Sertão, Roberta Costa Jucá, do Centro de Humanidades da Uece, Cleudene Aragão, da Feclesc, Maria Valdênia da Silva, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), Kércya Felipe, além da professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e blogueira, Lola Aronovich.

alt

A professora convidada da UFC atraiu ainda mais o público. Recentemente, Lola foi, mais uma vez, vítima de preconceito. Seu blog foi hackeado, o que gerou, inclusive, repercussão na mídia.

alt

Vania Vasconcelos afirmou que a Jornada ratificou o que já é uma tradição do curso de Letras: “a I Jornada de Gênero da Feclesc projetou o que para nós é uma realidade: o curso de Letras, seus alunos, alunas e professores trabalham seriamente para crescer, no Sertão Central, pesquisa acadêmica e aliar, a essas pesquisas, a luta por uma sociedade mais justa”, finaliza a professora.